Olá! Você gosta de brincar? Hoje iremos aprender sobre brincadeiras em vamos dar preferência a brincadeiras da nossa região que é a região Centro-Oeste. Você já ouviu falar na brincadeira Corre Cutia? O nome é engraçado né, mas a brincadeira é muito divertida.
O processo vai ser desenvolvido através de diferentes atividades tais como: interpretação da brincadeira, musicalidade e interação com o grupo.
Os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da vó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Ninguém vai olhar?”. O jogador que achar o lenço atrás corre atrás do que jogou. Quando pegá-lo, ele vira o “cantador”, o outro se senta e a brincadeira recomeça.
Atividade 1-
Localização
Vamos observar o mapa do Brasil e localizar a região Centro – Oeste e seus respectivos estados?
Localize no mapa a região Centro-oeste e pinte o Estado que você mora:
Atividade 2 –
Brincadeira
A) Leitura de texto: BRINCADEIRA CORRE COTIA
Conhecida também como Lenço atrás, os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da vó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Ninguém vai olhar?”. O jogador que achar o lenço atrás corre atrás do que jogou. Quando pegá-lo, ele vira o “cantador”, o outro se senta e a brincadeira recomeça.
B) Clique no link abaixo para assistir ao vídeo e ver como se brinca.
C) Reflita sobre as questões abaixo:
– Você conhece alguma brincadeira que também você possa correr? Se a resposta for sim, faça um desenho dessa brincadeira.
– Crie um desenho da brincadeira mostrando a aventura que você e a outra pessoa vivenciou:
Atividade 3 –
Jogo
Assistir ao vídeo –
Agora vamos brincar??
Para brincar de baliza os participantes lançam saquinhos ou pedrinhas para o alto e têm de apanhar outras do chão. A ideia principal é jogar um saquinho para cima, pegar um dos que estão no chão e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair. Importante: você não pode encostar nas outras peças enquanto faz isso.
Pegando do chão
1.Espalhe os cinco saquinhos (ou pedrinhas) no chão. O melhor jeito é jogá-los para cima e deixar cair de qualquer jeito, sem que fiquem muito longe um do outro.
2.Escolha um saquinho, jogue-o para cima e pegue outro do chão com a mesma mão. Você precisa ser rápido o bastante para conseguir pegar o primeiro na volta.
3.Jogue os que estão na mão para o alto e, sem deixá-los cair, tente pegar mais um. Continue até que esteja com os cinco na mão.
4.Agora que conseguiu, tente fazer diferente: em vez de pegar um saquinho por vez enquanto o que jogou para cima não cai, você tem que pegar mais de um por vez.
5.Comece tentando pegar dois de cada vez. Lembre-se que não pode deixar cair nenhum dos que estão na mão enquanto pega os próximos. Conseguiu? Agora tente pegar dois saquinhos na primeira vez e três na segunda. Por fim: jogue um para cima e tente pegar os quatro restantes de uma vez só!
Regras do jogo:
Joga uma pessoa por vez. Se errar, perde a vez para o próximo. Quando o outro errar ou chegar ao fim do jogo, o primeiro volta a jogar de onde parou. Para decidir quem começa, os jogadores tiram a sorte.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Brincadeiras da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional. |
Habilidades | (GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual,oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contextocomunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dosmesmos para suas culturas de origem.EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios debrincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, combase no reconhecimento das características dessas práticas. |
Proponentes/ Professores: | Elaine Cristina da Silva |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professor Nadal Sfredo |
CRE: | Brasil di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C-3º ano – Corpo Expressão e Movimento