Você já pensou em morar numa cidade chamada Petrônia? Não! Goiânia passou perto de chamar-se Petrônia, em homenagem à Pedro Ludovico Teixeira, o fundador de Goiânia. Quer saber mais? Então venha conhecer como aconteceu a fundação da cidade e também sobre os povos que migraram para esta região e formou esta cidade.
Conheça um pouco sobre a fundação de Goiânia.
https://escolakids.uol.com.br/historia/a-fundacao-de-goiania.htm
(Texto: A história da fundação de Goiânia, uma das mais modernas capitais do Brasil. Site EscolaKids)
E continua crescendo, pois muitas vezes a população aumenta devido ao êxodo rural. E você, sabe o que significa as palavras: êxodo rural e migração? Leia um texto e assista um vídeo que fala sobre isso!
https://escolakids.uol.com.br/geografia/exodo-rural.htm
(Texto: Êxodo Rural. Site: Escola Kids)
As Nações Unidas querem que refugiados e migrantes sejam tratados com respeito e dignidade. Para isso, a ONU lançou a campanha JUNTOS, para combater a discriminação e o preconceito contra os que precisam deixar seus lares e buscar novas oportunidades de vida em outros lugares. Vamos assistir o vídeo sobre essa Campanha?
Agora é sua vez de refletir, pegue seu caderno e vamos lá!
O vídeo ensina que todos migrantes devem ser tratados com respeito e dignidade. Será que as pessoas que saem da zona rural e migram para a capital sofrem algum tipo de discriminação? Você conhece alguém que saiu da zona rural e migrou para Goiânia?
Caso conheça, pergunte em qual cidade ele (a) morava e o que mais gosta em nossa capital? Pergunte também se sofreu algum tipo de discriminação e se sente bem acolhido pelos moradores de Goiânia. Não se esqueça de registrar as respostas no seu caderno!
Até a próxima!
Para saber mais:
OBJETOS DE CONHECIMENTO: | História: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município. O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive: surgimento de cidades e sua relação com a natureza, economia e transporte. |
HABILIDADES: | (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, etc. |
PROPONENTES: | Alda de Fatima Martins |
Instituição | EM PADRE PELÁGIO |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º ano – Ética e Cidadania