Viajando pelo coração do Brasil entre maio e setembro, você tem uma sensação térmica alta e um ardor nos olhos; boca e nariz secos. Por que será?
Olhando a vegetação tem árvores baixas, retorcidas, troncos cobertos por cascas espessas, folhas grossas, frutos exóticos e deliciosos. Os animais então? Que diferentes!
Você sabe que região está? Que bioma é este?
Atividade 1
Assista os vídeos para compreender e conhecer o bioma Cerrado.
Ao conhecer o bioma, identificar suas características, você passa a observar amplas áreas com cultivo de girassóis, soja, algodão; áreas com muito gado. Então, surge o questionamento, qual será a importância da preservação deste ambiente? Só tem desenvolvimento e crescimento econômico se desmatar?
Atividade 2
Assista o vídeo abaixo, para compreender o que está acontecendo e anota no caderno, qual a importância da preservação deste bioma?
Atividade 3
Ao ler o texto abaixo citado, você anotará no caderno, as possibilidades econômicas sustentáveis de utilização do Cerrado. Para posterior embasamento no debate sobre o tema:
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/cerrado/nossas_solucoes/
E para reconhecer os animais característicos do Cerrado, é só assistir e se emocionar com:
Componente(s) Curricular(res) | Ciências da natureza e Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0721)Identificar características peculiares do clima do Cerrado e descrever sua influência nos seres vivos e nas atividades humanas. (EAJAGEO0708) as diferentes regionalizações mundiais em diferentes contextos históricos na perspectiva do desenvolvimento e do crescimento econômico. |
Professora | Jussara Rosa da Costa |
Instituição Educacional | Escola Municipal Itamar Martins Ferreira |
CRE | Maria Thomé |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries