Olá, tudo bem?
Hoje vamos aprender um pouco mais sobre os prejuízos causados pelo lixo no meio ambiente e como reduzir a produção para diminuir os impactos ambientais e na nossa saúde e estudar também formas de descartar, reutilizar e reciclar os materiais que consumimos para tornar fonte de matéria-prima. E, após aprender um pouco sobre o tema, que tal produzir uma poesia?
Vamos começar? Pegue o seu caderno de Ciências ou de Língua Portuguesa e siga corretamente o passo a passo das atividades. Bons estudos!
Atividade 1
Clique no vídeo abaixo e assista.
Atividade 2
Assista mais um vídeo. Clique no link abaixo.
Atividade 3
Assista a propaganda feita pelo Ministério do Meio Ambiente em 2011
Atividade 4
No caderno copie e responda as seguintes perguntas:
Quais os prejuízos causados quando o lixo é jogado no meio ambiente?
De que maneira podemos descartar, reutilizar e/ou reciclar os materiais consumidos?
Com base no que você sabe e dos vídeos assistidos, qual é a sua opinião sobre a importância da preservação do meio ambiente?
Escreva um pequeno texto explicando as partes importantes que você gostou dos vídeos assistidos.
Atividade 5
Agora transforme as informações que você adquiriu em uma poesia.
Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. Geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo.
https://www.significados.com.br/poema/
Assista ao vídeo abaixo que explica como se faz uma poesia.
Não esqueça de fazer um título bem criativo para a sua poesia.
Mostre a sua poesia para a sua família, compartilhe seu texto com outras pessoas. Assim você espalha conhecimento e conscientização.
Até a próxima aula!
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Gestão de resíduos – redução, reutilização, reciclagem e reestruturação das formas de produção e consumo.Planejamento do texto, considerando: a situação comunicativa e a seleção dos recursos dos tipos textuais;Atribuição de título ao texto.Utilização dos recursos de referenciação, vocabulário apropriado ao gênero e articuladores de relações de sentido.Utilização dos recursos correspondentes aos tipos textuais |
Habilidades | (EF05CI05-A) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente, compreendendo a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e a saúde do ser humano.(EF05CI05-B) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente, destacando os resíduos como fonte de matéria-prima.(EF05LP24-B) Planejar e produzir textos sobre tema de interesse para o Brasil e região (meio ambiente, sustentabilidade, dentre outros), organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.(GO-EF15LP20) Atribuir títulos aos textos com criatividade.(EF35LP27-B) Produzir textos em versos, utilizando recursos expressivos como: rimas/jogos de palavras/sentidos figurados/recursos visuais, entre outros. GOIÁS, Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Vol. II (Anos Iniciais). Goiânia, 2019. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado (Cortes Temporais). Goiânia, 2019. |
Proponentes/ Professores: | Prof. Me. Leonarlley Rodrigo Silva BarbosaProfa. Auta Maria da Cruz Justo |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Nossa Senhora da Terra |
CRE: | Brasil di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Educação Ambiental e Saúde