Olá, hoje vamos aprender sobre as transformações do cotidiano e o tempo do trabalho influenciados pela Revolução Industrial.
Atividade 1
1-Vamos ler o texto “As fábricas e o trabalho” disponível neste link.
2-Reflita sobre as rupturas e permanências das relações de trabalho. O que mudou nas relações de trabalho e o que permaneceu? Anote em seu caderno.
Atividade 2
1. Assista o vídeo “As mulheres na Revolução Industrial”:
Agora é com vocês: resuma o que aprendemos: faça uma linha do tempo com os principais momentos que marcaram as conquistas históricas femininas. E por fim, compare a situação dos primeiros trabalhadores industriais com que acontece atualmente. Cite uma semelhança e uma diferença.
Saiba Mais | Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=ErTIvv8NhDc – Revolução Industrial – 5 coisas que você deveria saber- História para crianças
https://www.youtube.com/watch?v=_oeYCEYpaRo – Meia infância: o trabalho infantil no Brasil hoje
Objeto de Conhecimento | Revolução Industrial: vida, trabalho e exploração. |
Habilidades | (GO-EF08HI03-B) Compreender os processos de produção da Revolução Industrial, as rupturas e as permanências em relação às condições de vida, à mão de obra infantil, adulta e feminina, do século XVIII até os dias atuais |
Proponentes/ Professores: | Alessandra Bezerra da Silva Cárita Gonçalves da Costa Lustosa. Elisângela Ferreira Soares Michele Elias Vieira Regina Maria Lopes Fagundes |
Instituição Educacional: | Escola municipal Hebert José de Souza. |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Ética e Cidadania