Olá, estudantes do agrupamento G!
Nesse período de isolamento social, necessário para que consigamos vencer a batalha contra o Coronavírus, desejamos que vocês estejam bem e que estejam acompanhando as atividades que, carinhosamente, temos desenvolvido para vocês.
Hoje, convido-lhes para uma reflexão sobre textos do campo jornalístico-midiáticos: os anúncios publicitários. Vamos lá?
No nosso dia a dia, encontramos os textos publicitários em jornais e revistas, sites da internet, intervalos de programas de televisão, afixados em pontos de ônibus, entre várias outras situações.
Vamos aprender um pouco mais sobre esse gênero textual? O anúncio publicitário, que tem como objetivo estimular o leitor a consumir um produto ou um serviço (um chocolate, uma academia etc.) ou a agir de uma determinada forma (combater o mosquito da dengue, adotar animais etc.). (Fonte: Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 1° edição – São Paulo: Moderna, 2018)
Uma das principais características do gênero anúncio publicitário é a intenção de convencer o consumidor a comprar algo, contratar algum serviço, participar de alguma campanha ou aderir a alguma ideia. Para isso, diversas estratégias podem ser utilizadas, como o humor, a linguagem objetiva e o aproveitamento de cores, imagens e fotografias.
O anúncio publicitário é composto por vários elementos, mas sempre há uma frase ou expressão que chama mais a atenção: o SLOGAN. Slogan é uma frase utilizada para gerar identificação com uma empresa, marca ou solução. Em geral, é composto por uma frase curta e de fácil memorização. O slogan é construído para fixar-se na mente do consumidor.
O uso de verbos no imperativo também é uma estratégia desse gênero textual, uma vez que esses verbos transmitem a ideia de ordem, pedido ou sugestão.
O mês de junho começou chamando a atenção para as questões relacionadas ao Meio Ambiente. No dia 5 de junho celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo, Suécia. Essa data comemorativa tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da populaçãopara os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis
A seguir você analisará dois anúncios publicitários que foram criados, em 2018, para a marca de roupas e acessórios Origens. A campanha, cujo slogan era “A natureza não pode se adaptar a tudo”, pretendia chamar a atenção das pessoas sobre o cenário de devastação e poluiçãoque tem tomado conta do planeta. Num dos anúncios, você verá um pelicano solitário olhando para o horizonte. No lugar da bolsa abaixo de seu bico, está um saco de lixo preto. No outro anúncio da mesma marca de roupas, você verá uma tartaruga nadando no oceano, mas em vez de ter uma das nadadeiras, ela usa um pé de pato velho e sujo.
Embora esses anúncios sejam de uma marca de roupas e acessórios, eles foram desenvolvidos para estimular as pessoas a agirem de determinada forma, ou seja, estes anúncios não vendem um produto, eles “vendem” uma ideia.
Analise-os atentamente e desenvolva as questões propostas.
1. Os anúncios que você acabou de analisar foram criados no ano de 2018. Em sua opinião, o tema tratado nesses anúncios é importante? Justifique.
2. Explique o slogan “A natureza não pode se adaptar a tudo”.
3. Que sentimento desperta em você as imagens apresentadas na campanha publicitária?
► Agora, leia um anúncio publicitário que foi produzido para a prefeitura de São Paulo e para a LOGA (Logística Ambiental de São Paulo), empresa que oferece serviços especializados de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e dos serviços de saúde gerados no Agrupamento Noroeste do Município de São Paulo.
1. Qual é o slogan desse anúncio que você leu?
2. O anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa, de um produto ou de uma ideia. Qual a finalidade do anúncio em estudo: vender um produto ou convencer às pessoas a aderir a uma ideia?
3. Você sabe o que representam as cores dos sacos de lixo ilustrados nesse anúncio?
4. Identifique o verbo no imperativo que resume a linguagem persuasiva do objetivo do projeto.
5. No lugar onde você mora há coleta seletiva?
6. Os anúncios da marca de roupa Origens abordam a questão da preservação ambiental e o sofrimento dos animais cujos habitats são poluídos. O anúncio da empresa de coleta seletiva LOGA trata da importância de se fazer o descarte correto do lixo. Na sua opinião, esses temas estão relacionados?
► Como você observou, nos anúncios publicitários, texto verbal e texto não verbal são estruturados para construir o sentido e convencer o leitor a consumir um produto ou aderir a um comportamento. Nos anúncios que você analisou, foi promovida a ideia de que é importante preservar o Meio Ambiente porque dependemos dele para nossa sobrevivência.
Agora é com você! Crie um anúncio publicitário que fale da importânciados cuidados que a sociedade deve ter para preservar o Meio Ambiente. Crie um slogan (frase curta e de fácil memorização), use verbos no imperativo e selecione imagens que transmitam a ideia que você quer defender.
Bons estudos!
Caro estudante, gostou do tema dessa aula?
Espero que essa aula tenha lhe ajudado a relembrar os elementos de um texto publicitário e, desejo também, que você se sinta desafiado a elaborar um anúncio criativo sobre a preservação do Meio Ambiente.
Até breve!
Para saber mais:
OBJETOS DE CONHECIMENTO: | Apreciação e réplica/Relação entre gêneros e mídias Estratégia de leitura – apreender os sentidos globais do texto Estilo Efeitos de sentido e exploração da multissemioses Produção e publicação de textos jornalístico-midiáticos |
HABILIDADES: | (EF69LP02-A) Analisar e comparar peças publicitárias variadas de outdoor, anúncios e propagandas, entre outros, em diferentes mídias impressas e digitais. (EF69LP02-B) Perceber a articulação entre peças publicitárias em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha. (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF69LP04-A) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, como, outdoor, anúncios e propagandas, entre outros. (EF67LP13-A/B) Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado e explorar recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais. |
Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Ética e Cidadania