Olá, Hoje vamos construir uma Linha do Tempo, saber sobre alguns acontecimentos importantes de sua família e comunidade, como também descobrir a importância da sua participação nessa comunidade.
Atividade 1:
Pesquise, junto a seus familiares, os acontecimentos mais marcantes de suas vidas e também acontecimentos da sua comunidade, ressaltando as datas em que ocorreram, do período do seu nascimento até os dias de hoje, se necessário pesquise também nos livros ou internet se você tiver acesso. É muito importante que faça as anotações no seu caderno, anote tudo que conseguir das informações que serão repassadas por seus familiares e as pesquisas realizadas.
Atividade 2:
Agora vamos construir sua linha do tempo aproveitando as informações da pesquisa que foi realizada, para isso você precisa de uma folha chamex, ou uma folha de caderno, um rolinho de papel higiênico, cola, lápis de cor e régua.
Assista ao vídeo explicando a montagem desse material:
Veja juntamente aos seus familiares álbuns de fotografias, vídeos e recordações diversas de sua família e de sua comunidade. E principalmente, ouça com atenção e respeito as histórias narradas por eles, dos costumes e realidades vividos no passado.
Mãos a obra.
Atividade 3:
Produza um texto relatando suas impressões sobre a atividade, as descobertas que fez. Guarde com carinho seu trabalho, para que quando retornarmos as aulas presenciais, possamos socializar com toda a turma a linha do tempo de cada um.
Saiba Mais / Referências:
Objeto de Conhecimento | O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive. |
Componente curricular | História |
Habilidades | (EF03HI02-A) Identificar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou na região em que vive (EF03HI02-B) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, informações sobre acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou na região em que vive (EF03HI02-C). Registrar em ordem cronológica acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou na região em que vive. |
Proponentes/ Professores: | Prof.a Lizandra Oliveira |
Instituição | Escola Municipal de Tempo Integral Moises Santana |
CRE: | Brasil de Ramos |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º ano – Ética e Cidadania