Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 23/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Olá, pessoal! Tudo bem?
Antes de começar nossa aula quero saber se vocês estão se protegendo e se cuidando nesse momento de pandemia?
Sim!? Bom demais!
Não?? Cuidado!
Como dizia minha avó, caldo de galinha e precaução não fazem mal a ninguém!!!
Hoje vamos conversar sobre a hora decimal.
Isso mesmo, utilizamos os números decimais para a leitura das horas também.
Veja as explicações do professor Samuel Messias sobre horas decimais!
Para entender bem os conceitos passados pelo professor Samuel Messias vamos relembrar alguns detalhes dos número decimais.
Eles estão presentes em várias situações do nosso dia-a-dia:
No quilo e no litro de alimentos que compramos, no troco do supermercado, na altura das pessoas e dos objetos, nas horas e muito mais…

Observe esse número…

Trezentos e oitenta e sete, (vírgula) duzentos e cinquenta e seis milésimos
Ele é caracterizado pela vírgula, que é usada para separar os inteiros dos decimais
- OS DÉCIMOS REPRESENTAM O INTEIRO DIVIDIDO EM 10 PARTES
- OS CENTÉSIMOS REPRESENTAM O INTEIRO DIVIDIDO EM 100 PARTES
- OS MILÉSIMOS REPRESENTAM O INTEIRO DIVIDIDO EM 1000 PARTES
A leitura é feita tendo por base a última casa decimal ocupada pelo número…
- QUARENTA E SEIS, (VÍRGULA) SESSENTA E DOIS CENTÉSIMOS
- DOZE (VÍRGULA) CINCO DÉCIMOS

Agora vamos pensar nas horas decimais
Relembrando que uma hora tem 60 minutos
E um minuto tem 60 segundos
Portanto, uma hora divida por 10 é igual a 6 minutos.
Nesse caso nosso inteiro é uma hora
Logo, 1,2 hora é igual a 1 hora e 12 minutos e não 1 hora e 20 minutos.

Pessoal, hoje foi dia de quebrar a cuca, não é verdade?
Que tal terminar nossa aula com uma intervenção literária e musical do grupo Cia Cultural Bola de Meia?
Meia– Link: https://www.youtube.com/watch?v=syI-p-ej668
Componente | Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0311) Reconhecer a utilização de números racionais (razão entre dois números inteiros), na forma fracionária e/ou decimal, como unidades de medida menores do que uma unidade. (EAJAMA0312) Ler e escrever números racionais, representados na forma fracionária e/ou decimal. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 3ª série
Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade: