Olá! Nessa atividade vamos aprender sobre os impactos ambientais do descarte incorreto do óleo de cozinha usado, assim como as maneiras corretas de seu descarte e reaproveitamento que podem ser fontes de renda para pequenas comunidades.
Atividade 1
Vamos ler o texto “ O descarte do óleo de cozinha usado e o meio ambiente “ publicado na revista Escola Nova.
O descarte do óleo de cozinha usado e o meio ambiente
O óleo de cozinha usado acaba sendo jogado no ralo. Outras pessoas já preferem colocá-lo em algum recipiente vedado e descartá-lo com o lixo orgânico comum.Entretanto, todos esses métodos de descarte do óleo de cozinha usado são meios de contaminação do meio ambiente, podendo poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera.
Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim porque atrai pragas que podem causar várias doenças, tais como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase.
Além disso, esse óleo encrustado nos encanamentos dificulta a passagem das águas pluviais e causa o extravasamento de água na rede de esgoto e o seu entupimento, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento. Esse esgoto contaminado com o descarte do óleo de cozinha usado chega às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). No entanto, esse tratamento realizado nas ETEs não é feito com o esgoto total, o que significa que o óleo acaba chegando aos mananciais aquáticos.
Visto que o óleo é menos denso que a água, ele fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio. Isso causa a morte de várias espécies aquáticas.
Para se ter uma ideia, 1 litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água, o que é aproximadamente consumido por uma pessoa em 14 anos!
O óleo de cozinha usado chega também aos solos e acaba sendo absorvido pelas plantas, prejudicando-as, além de afetar o metabolismo das bactérias e outros micro-organismos que fazem a decomposição de compostos orgânicos que se tornam nutrientes para o solo.
Além do solo e da água, até mesmo a atmosfera acaba sendo poluída, porque a decomposição do óleo produz o gás metano (CH4), que é um gás do efeito estufa, ou seja, é capaz de reter o calor do sol na troposfera, o que aumenta o problema do aquecimento global.
Você deve ter percebido a perigosa relação que existe entre o óleo de cozinha usado e o meio ambiente. Mas, então, o que fazer com o óleo de cozinha usado?
O texto completo está disponível em:
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. “Óleo de cozinha usado e o meio ambiente”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/oleo-cozinha-usado-meio-ambiente.htm. Acesso em 29 de junho de 2020.
Atividade 2
Após a leitura do artigo acima, responda as questões:
A rede de tratamento de esgoto não deve ser o destino do óleo de cozinha usado, essa rede não foi preparada para receber esse resíduo. Quais os problemas relatados no texto que o óleo mal descartado gera a estações de tratamento de esgoto?
Mesmo chegando ao tratamento de esgoto, parte do óleo indevidamente descartado pode chegar aos mananciais. Que problemas esse óleo acarreta as espécies aquáticas?
Atividade 3
O vídeo Abaixo é do Momento Ambiental, um canal do youtube, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal – CPJUS, e exibido nas TV Justiça, NBR, em 27 emissoras regionais. Vai nos ajudar a entender mais sobre os impactos ambientais e as medidas de reaproveitamento do óleo de cozinha. Click no link abaixo ou copie e cole o endereço na sua página de internet.
Não esqueça de anotar o que for importante em seu caderno.
Momento Ambiental Óleo de Cozinha
Um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Apesar do risco, muita gente insiste em jogar na pia ou até no vaso sanitário o óleo usado em frituras. O programa mostra as consequências destes atos para a natureza e explica de forma simples, como é possível evitar o que pode ser um desastre ambiental.
Atividade 4
Escreva um parágrafo sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha.
Componente(s) Curricular(res) | Ciências |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0818) Reconhecer o consumo consciente, a produção, o descarte e a disposição de resíduos sólidos e a limpeza pública, como responsabilidade individual e coletiva. |
Professor | Lorrayne Veloso de Almeida Costa |
Instituição Educacional | Professora Leonísia Naves de Almeida |
CRE | Bretas |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries