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Trocando ideias fazer música e criar\ entre ritmos e sons

Bom dia! Hoje vamos conversar sobre a história da música brasileira, que começou lá na Pré-História, mas através de estudos realizados chegou-se a conclusão de que provavelmente, o homem da Pré-História começou a fazer música por meio de gritos, batendo palmas, pés. A palavra música vem do grego mouseke, em homenagem as nove musas que eram deusas da inspiração. Os gregos pintavam cenas de músicas nos vasos. Em Roma os romanos, usavam músicas nas peças de teatro. As lutas dos gladiadores eram acompanhadas por música própria para a ocasião. Os romanos tocavam trombetas, flautas, pratos e tambores. Nas aldeias da áfrica a música acompanha o dia- a -dia das pessoas, um casamento um nascimento. No Brasil a influência musical vinha de Portugal. A riqueza rítmica da nossa música é devida a influência Africana. A música faz parte das tradições e costumes de um povo, poderemos verificar nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, 2001:

[…]música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda produção mundial por meio de discos, fitas, rádio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc.

Diante dessas reflexões irei propor uma discussão sobre as referências musicais com as quais os estudantes já tiveram contato. Como a música se insere nas atividades que desenvolvem nos contextos culturais citados, valorizado e acolhendo todos os exemplos mencionados. Que as músicas que ouvimos compõem nossa cultura musical e são combinadas e reformuladas quando nos envolver em processos de criação. Por isso, é importante estar aberto a ouvir vários tipos de música, ampliando nosso repertorio e cultura musical.

ATIVIDADES

1°. Diagnosticar qual é a experiência prévia da turma no que diz respeito aos processos criativo em música, através de anotações em bloco de notas (digital) ou no caderno.

2°. Após as anotações nos cadernos, será pedido para que a sala assista o documentário – história da música Brasileira Capitulo 1: primeiros tempos da música no Brasil, por Antônio Gastão.

História da Música Brasileira Cap 1 Introdução primeiros tempos da música no Brasil – Canal Antônio Gastão – YouTube

3°. Ao termino do documentário será trabalhando mais sobre referências da infância dos estudantes, associando o vídeo da história da música Brasileira com o vídeo ‘ta na roda’ https://www.youtube.com/watch?v=1cMf1MPRv-M solicitarei aos estudantes que voltem para as anotações no caderno identificado os tipos de Sons corporais e sons ambientes nos vídeos, através de anotações em bloco de notas (digital) ou no caderno.

4°. após as apresentações dos vídeos será realizada uma atividade onde os estudantes irão criar uma canção própria entre o que foi apresentado nas canções, e o conteúdo apresentado nesta aula, via aplicativo onde os professores possam interagir com os estudantes.

Saiba Mais | Referências:

Apoema: arte 6 / Auber Bettinelli..[ET al.]. 1. Ed .—São Paulo :editora do Brasil, 2018. – (COLEÇAO APOEMA).
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997b.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para formação
integral da criança. 2ª ed. São Paulo: Petrópolis, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários á pratica Educativa/ 43ªedição, São Paulo: Paz e terra 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido -50ª. Ed. Ver. E atul . – Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
https://www.youtube.com/watch?v=jPE3v2ngAU8
https://www.youtube.com/watch?v=wK2SvnhUO5s

Objeto de ConhecimentoMaterialidades e imaterialidades: Tecnologias e recursos digitais.
Contextos e Praticas: A música nas manifestações culturais e Goiás. Materialidades: Sons corporais e sons do ambiente. Notação e Registro Musical: Formas de registro do som.
Habilidades(GO-EF06AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravação em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas.
(GO-EF06AR13-B/C) Aprofundar os conhecimentos a respeito de manifestações culturais do estado de Goiás, entendendo seu contexto histórico e social, identificando e analisando como a música se apresenta nesses eventos.
(GO-EF06AR37) Explorar sonoridades em diversos objetos, em materiais do ambiente e no corpo, instrumentos de pratica musical.
(GO-EF06AR16-A/C) Compreender a necessidade do registro musical, conhecendo e identificando os diferentes tipos de registros: convencional e não convencional.
Proponentes/ Professores:Edinalva Rodrigues da Silva
Instituição Educacional:Escola Municipal Nova Conquista
CRE:Bretas

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Ética e Cidadania