Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 23/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Nesta atividade conversaremos sobre como medir distâncias consideradas inacessíveis por meio da semelhança de triângulos.
Antes de falarmos propriamente da semelhança de triângulos. Vamos falar de semelhança de qualquer figura.
A primeira pergunta é: você sabe o que é semelhança de figuras? Vamos ver?!


Agora que você já viu o conceito de figuras semelhantes. Vamos aprender o conceito e onde são aplicados a semelhança de triângulos!!!


ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo do professor Hélio utiliza a semelhança de triângulos para calcular a altura de uma árvore:
Interessante!!! Mas de onde surgiu esse conceito? Alguém sabe?
Vou contar a história, ou melhor, a lenda de como surgiu esse conhecimento matemático!



Que esperto esse Talles, hein!!! A essa descoberta dele é chamada de Teorema de Tales.
ATIVIDADE 2
Vamos assistir mais vídeo que apresenta um exemplo da aplicabilidade da semelhança de triângulos:
ATIVIDADE 3
Assista ao vídeo do professor Hélio que apresenta atividades relacionadas ao tema:
Assista a íntegra do programa veiculado na TV:
COMPONENTE | OBJETO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
Matemática | (EAJAMA0824) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes (destacando os casos de semelhança), em situações de ampliação, congruência e redução, e as relações que existem entre seus perímetros e suas áreas. (EAJAMA0826) Compreender o Teorema de Tales, por meio das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes, para calcular distâncias inacessíveis e nas relações envolvendo semelhança de triângulos em problemas diversos. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 8ª Série