You are currently viewing Futebol e Arbitragem

Futebol e Arbitragem

Olá! Seja bem vindo ao Programa Conexão Escola.

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade de hoje iremos falar sobre futebol e arbitragem.

Futebol é o esporte mais popular do planeta e um dos que mais exerce poder na sociedade, devido a quantidade de cifras que ele movimenta na economia de todo o mundo. Mas e aí, você sabe quem criou, quando e onde surgiu esse esporte? Assista ao vídeo da Cartola Tv e descubra.

https://www.youtube.com/watch?v=PEcQxREeSaU

Conseguiram entender o porquê muitos historiadores dizem que é incerto a origem do futebol. Afinal, há vestígios suficientes para afirmar que, há séculos, práticas esportivas com formatos similares, vem sendo praticado por civilizações antigas da Ásia e da Europa.

 Mas o país que recebeu o título de inventor do futebol, foi a Inglaterra. Pois foi lá que criaram uma associação que oficializaram a criação do futebol sob sua forma moderna, e estabeleceram regras para a sua prática, que são a base do esporte atual.

Com o estabelecimento dessas regras, surgiu a figura do arbitro, que teve a sua função instituída no futebol no século XIX, mais precisamente no ano de 1868.

Antes da criação do árbitro, o futebol era norteado pelo senso comum dos jogadores, o que tornava o jogo quase uma brincadeira. Caso alguém solicitasse uma falta, todos paravam, gritando e pedindo para que o jogo fosse paralisado. Mesmo havendo o descontentamento de alguns, o que prevalecia no jogo era o senso comum.

Mas esse bom senso muitas vezes não garantia o bom andamento do jogo eantes ainda do surgimento do árbitro, na tentativa de tentar fazer com que as regras fossem cumpridas, criaram uma comissão. Essa comissão só intervinha no jogo quando houvesse muita reclamação de uma das equipes e quando não chegavam a um acordo.

Assim como as regras que dizem respeito ao jogo, as que dizem respeito à arbitragem foram sofrendo diversas modificações com o passar do tempo, possibilitando ao árbitro cada vez mais poderes, tendo em vista que o futebol deixou de ser tratado como uma simples brincadeira inocente e passou a ser esporte, com o envolvimento de associações, clubes, países e o mercado financeiro.

Hoje em dia o árbitro é tão importante para o futebol que, sem a presença dele não é permitida a realização de uma partida oficial. Na realidade, conforme as regras atuais, para que uma partida seja conduzida com eficiência, deverão estar presentes no campo de jogo, no mínimo, três árbitros. Um atuando como árbitro principal, aquele que apita a partida, e os outros dois atuarão como árbitros assistentes, podendo ainda existir um quarto árbitro denominado árbitro reserva. 

Vamos assistir o depoimento de Guilherme Gil, árbitro promissor da federação goiana de futebol, que já trabalhou em mais de 300 jogos profissionais e de categoria de base, e saber um pouco mais sobre essa função que requer inúmeras exigências, dedicação e disposição de tempo para uma atividade que na maioria das vezes não é a sua única ocupação profissional.

“Arbitragem” – Canal: Lopes de Melo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=EL8nMDEcQZw&feature=youtu.be

Guilherme Gil pontuou em seu depoimento que os xingamentos e insultos que eles sofrem, acabam virando rotina e os árbitros se acostumam, pois sabem que faz parte da ética e da moral de cada ser humano. Mas fique sabendo que os insultos e xingamentos podem e devem ser punidos. De acordo com o código desportivo brasileiro, dentro de campo, além dos cartões amarelo e vermelho, o atleta poderá ser punido com suspensão de cinco a dez partidas, além de multa. 

Já fora de campo, o atleta e o torcedor ainda podem ser punidos na esfera penal e civil. Na esfera penal, esses insultos e xingamentos podem ser caracterizados como crime de injúria que prevê pena de detenção e multa. Já na esfera civil, o agressor poderá ser condenado a pagar indenização ao agredido.

 Então, pensem duas vezes antes de xingar dentro e fora do campo, pois você poderá ser severamente punido. E além disso o respeito né, sempre devemos respeitar o próximo. Respeito é a principal regra do esporte e da vida.

Na atualidade, temos outro tipo de árbitro, o VAR, uma sigla em inglês, que significa arbitro assistente de vídeo e serve para auxiliar o árbitro de campo. Nas palavras do protocolo aprovado pela Fifa, “assistência por vídeo procura detectar erros claros e óbvios em situações que possam modificar o resultado de um jogo”. 

Converse com seus familiares e faça pesquisas para saber em quais situações o VAR pode ser usado.

O uso da tecnologia no futebol é uma realidade. Existem vários recursos tecnológicos que ajudam em vários segmentos da partida, o VAR é somente um deles, existem outras tecnologias que contribuem para melhorar o desempenho do atleta e estudar como o adversário joga.

Apesar do uso do VAR ainda causar muita polêmica, pois o futebol é recheado de lances de interpretação, é indiscutível, que esse recurso, melhorou muito as estatísticas de acerto e diminuiu os erros humanamente absurdos.

E você, qual a sua opinião sobre o uso do VAR no futebol? Converse com seus familiares e amigos sobre o assunto, faça pesquisas e escreva em caderno se o VAR é a ruína do futebol ou um avanço necessário? Justifique sua resposta com embasamentos teóricos e científicos.

Agora faremos uma atividade em que você será o árbitro.

Para iniciar, você irá assistir ao vídeo a seguir, que ensina como fazer embaixadinhas, que é uma prática futebolística de cunho individual, que consta em controlar a bola com todas as partes do corpo, com exceção da mão e do braço. Se liga aí no vídeo.

“Como fazer embaixadinha” – Canal: Iago Vitorini – Link: https://www.youtube.com/watch?v=l0d9eEsICbY&feature=youtu.be

Agora que já assistiu o vídeo, treine e aprenda a fazer embaixadinhas. Depois que você estiver craque, faça um campeonato de embaixadinhas aí na sua casa com seus familiares. Você irá ensiná-los a como fazer as embaixadinhas e juntos definirão as regras da competição.   Pode ser quem faz mais embaixadinhas, quem usa mais partes do corpo, quem consegue percorrer a maior distância fazendo as embaixadinhas. Sejam criativos e divirtam-se.

O árbitro da competição será você. Será seu papel, praticamente, em um mesmo instante, observar, interpretar e julgar as ações dos competidores. Se possível, deixe um celular filmando a competição, ele será seu VAR, caso haja alguma dúvida.

Depois de finalizada a atividade, escreva em seu caderno como foi essa experiência de arbitrar, não deixe de mencionar se usou a gravação do celular para observar alguma situação duvidosa.

Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência/ 8º ano – Corpo, Expressão e Movimento

Componente CurricularHabilidade
Educação Física(GO-EF08EF01) Experimentar os diferentes esportes e seus papéis (jogador, árbitro e técnico), valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres.