Olá alunos! Hoje vamos produzir um artigo de opinião sobre jogos online utilizando fatos e argumentando.
Relembrando sobre a função e a composição do gênero….
O artigo de opinião é um texto dissertativo- argumentativo que tem como função apresentar e defender um ponto de vista sobre um assunto relevante para a sociedade. Geralmente, são textos publicados nos meios de comunicação: em jornais, revistas ou na internet e são assinados pelo autor. Possuem uma linguagem simples e objetiva, em conformidade com a norma padrão.
ATIVIDADE 1
Vamos ler os textos a seguir e responder algumas questões para refletir sobre eles:
TEXTO I – REPORTAGEM.
Adolescentes que jogam online se saem melhor nos estudos, mostra pesquisa
Jogos eletrônicos podem desenvolver ainda mais a capacidade cognitiva de crianças e adolescentes – Humberto Abdo
Uma nova pesquisa do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, mostra que jogos online podem ajudar o desempenho de adolescentes nos estudos.
Os pesquisadores avaliaram mais de 12 mil estudantes do ensino médio e perceberam que aqueles que têm o hábito de jogar online tiveram um desempenho melhor do que os que não jogam em provas de matemática, leitura e ciência. Os jogadores tiveram uma pontuação 15 e 17 pontos acima da média nas questões de matemática e ciência, respectivamente.
Para Alberto Posso, responsável pela pesquisa, ainda não é possível afirmar que as notas escolares têm relação direta com videogames, mas os jogos podem aumentar habilidades mentais que também são úteis em exercícios escolares. (…)
Fonte: link
TEXTO II:
“Pode haver problemas por trás dos olhares fixos da garotada que dedica tempo e energia demais aos videogames. Uma pesquisa feita na Ásia com 3.000 crianças em idade escolar indicou que uma em cada dez era „viciada‟ em games.
Segundo os pesquisadores, apesar de as crianças já apresentarem problemas comportamentais, o uso excessivo de videogames aparentemente agravou os distúrbios. De acordo com Douglas Gentile, diretor do laboratório de pesquisa de mídia da Universidade do Estado de Iowa, „quando as crianças se viciam, depressão, ansiedade e fobias sociais se agravam. Quando elas conseguem superar o vício, esses problemas melhoram.‟ Ele diz que nem os pais nem os serviços de saúde estão prestando atenção suficiente nos efeitos dos videogames sobre a saúde mental das crianças.
– Tendemos a abordá-los como entretenimento, como apenas um jogo, e a esquecer que o entretenimento também nos afeta. De fato, se não nos afeta, o definimos como „entediante‟.
No levantamento, as crianças disseram que jogavam videogame, em média, 20 horas por semana. Entre 9% e 12% dos meninos foram considerados como viciados pela pesquisa, contra 3% a 5% no caso das meninas. […]” fonte link
TEXTO III – Charge
Questões sobre os textos:
Qual é a principal informação de cada texto?
Procure a definição de fato, depois de opinião, registrando-as em seu caderno.
Copie do texto 1 e do texto 2 um fato.
Você concorda com os fatos apresentados em cada texto? Justifique.
Copie dos textos 1 e 2 as informações que são opiniões de pessoas. A quem elas se referem?
O garoto do texto 3 que está jogando compreendeu corretamente a mensagem? Por quê?
Na charge, comente como é construído o humor e qual é a crítica presente no texto 3.
ATIVIDADE 2
A partir da leitura e da realização das atividades sobre os textos lidos, escreva um artigo de opinião se posicionando sobre os benefícios ou malefícios dos jogos online na vida dos jovens, para ser publicado no jornal da escola. Use informações presentes de cada texto, comparando-as. Seu texto precisa ter a introdução, em que você apresentará o tema que será discutido; o desenvolvimento (defesa do seu ponto de vista) e a conclusão (finalização do artigo). Não se esqueça de dar um título bem provocativo e polêmico e dividir a redação em parágrafos.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Artigo de opinião |
Habilidades | EF89LP03-A – Analisar textos de opinião (artigos de opinião, comentários, posts de blogs e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.). EF69LP15 – Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos. |
Proponentes/ Professores: | Alexsandra Gonçalves Rezende Teixeira, Élisson de Oliveira Gonçalves, Magda Maria da Silva e Susana dos Santos Nogueira |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Amâncio Seixo de Brito CRE: Bretas |
Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Experiências e Curiosidades