You are currently viewing Reta numérica: como representar e reconhecer que as abscissas são positivas e negativas de acordo com o sentido da reta

Reta numérica: como representar e reconhecer que as abscissas são positivas e negativas de acordo com o sentido da reta

Olá, pessoal! Tudo bem? Você sabia que o zero é o único número inteiro que não possui sinal e, por isso, localiza-se no centro da reta? Hoje você aprenderá que os números inteiros possuem sinais dependendo do sentido que eles se localizam na reta numérica, ou seja, se posicionam-se à direita estão positivos, e à esquerda, negativos.

Para que você possa identificar um número decimal na reta numérica observe a parte inteira, ou seja, antes da vírgula, e localize-o na reta seguindo dos seus acréscimos décimos. A reta numérica em questão possui pontos positivos (direita); negativos (esquerda) e, ao centro, o número zero, o qual não possui sinal. Para identificar o número correspondente ao ponto localizado na reta, se faz necessário observar o sentido no qual o ponto está localizado, seguindo os números cujo ponto se encontra. Observe a imagem abaixo e responda as questões em seu caderno.

fonte desta imagem link
Objeto de ConhecimentoNúmeros inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações.
Habilidades(EF07MA03-A) Reconhecer o significado dos números inteiros em diferentes contextos, como aqueles que indicam falta, diferença, orientação (origem) e deslocamento entre dois pontos. (EF07MA03-B) Reconhecer a distância de um número inteiro dado em relação à origem da reta numérica, módulo de um número inteiro, relacionando números opostos simétricos.
Proponentes/ Professores:Lucy Leite de Souza
Instituição Educacional:Escola Municipal Professora Dalísia Elizabeth Martins Doles
CRE:Maria Helena Batista Bretas

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo