Olá! Hoje vamos aprender sobre quando surgiu a escrita e como ela mudou as nossas vidas. Você já parou para pensar em como seria a vida das pessoas sem a escrita? Já se imaginou tendo que mandar um recado para alguém e não dominar a escrita para isso? Ou em ir em algum lugar e não conseguir ler as placas, os nomes dos lugares desconhecidos? Já imaginou nas histórias que você somente poderia conhecer se alguém te contasse, pois não estariam escritas ou se estivessem, se você não conseguisse ler? Ou nas descobertas dos cientistas, se não pudessem ser escritas, como seriam ensinadas ou colocadas em prática? Vamos conhecer também alguns tipos de alfabetos utilizados em outras culturas e países.
ATIVIDADE 1
Vamos pensar na importância da escrita nas nossas vidas?
Quantas vezes ao dia você precisa da ler ou escrever alguma coisa? Já parou para pensar?
Vamos pensar um pouquinho sobre a importância de códigos escritos para o desenvolvimento da nossa sociedade!
Observe as imagens a seguir e transcreva em seu caderno a mensagem que cada uma transmite:
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Fonte da imagens:
Figura 1: https://www.google.com/search?q=placa+de+transito&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjPivaJ6oLrA
igura 2: https://www.google.com/search?q=placa+de+transito&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjPivaJ6oLrAhWjILkGH
Figura 3:https://www.google.com/search?q=professor+dando+aula&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjNxNKG64LrAhVnErkGHZZ
Figura 4https://br.freepik.com/vetores-premium/ilustracao-de-crianca-brincando-com-blocos-de-construcao_2411735.htm
Leia o livro literário: A história da escrita, de Ruth Rocha, disponível em: https://pt.slideshare.net/escolaodeteribaroli/o-livro-da-escrita-ruth-rocha
Atividade 2
Agora, escolha uma ficha abaixo e reescreva a frase a seguir utilizando os dois alfabetos:
Alfabeto Grego
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_grego
Alfabeto Árabe
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9
“ O alfabeto foi criado para facilitar a comunicação entre os diferentes povos”
Atividade 3:
Assista ao vídeo: A invenção da escrita – História da Civilização, disponível em:
Agora vamos refletir sobre como seria o mundo sem a escrita? Qual a importância da escrita para o desenvolvimento da humanidade? Por que ler e escrever é tão importante?
Com a visualização do vídeo e a reflexão das questões, elabore um texto falando sobre a importância da escrita.
Atividade 4:
Vimos que existem diversos tipos de alfabeto e que cada cultura tem o seu. Agora que tal criarmos o nosso próprio alfabeto. Em um papel coloque o nosso alfabeto e crie para cada letra um símbolo correspondente. Você pode utilizar símbolos já conhecidos como smile, coração, estrela, sol, etc. Escreva uma pequena reflexão sobre o que você achou mais interessante neste estudo sobre a escrita e sua importância utilizando o alfabeto criado por você.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | As tradições orais e a valorização da memoria. O surgimento da escrita e noção de fontes para a transmissão de saberes, culturas e histórias.Matrizes estéticas e culturais. |
Componente Curricular | História e Arte |
Habilidades | (EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.(GO-EF05AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência das distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas locais, regionais, nacionais e universais, bem como produzir artisticamente a partir das obras dos artistas estudados, relacionando-os aos contextos pessoais e sociais presentes na vida cotidiana de forma reflexiva e investigativa, compreendendo as diferentes identidades culturais. |
Proponentes/ Professores: | Cristiane Borges Faria Bibiane Bron Aki de OliveiraMarlete Ferreira da Silva |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Dona Belinha |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – E – 5º ano – Ética e cidadania