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Geografia – Rotação, Translação e Estações do ano

Olá! Que bom ter você por aqui! Vamos agora retomar um conteúdo muito importante e que, provavelmente, vocês conhecem muito bem: O nosso incrível Sistema Solar e os movimentos do nosso Planeta Terra, que está mais para Planeta Azul, não é?! Vamos lá?

ATIVIDADE 1

Atenção! Assista ao vídeo abaixo, para entender um pouco mais sobre o nosso Planeta e os seus movimentos:

VIAJANDO PELO SISTEMA SOLAR – Canal Você Sabia? – YouTube

ATIVIDADE 2

Leia atentamente o texto a seguir:
MIRANDA,Tiago Ângelo. Vol Educação. Movimento da Terra, Translação e Estações do ano 28/04/2014. Disponível em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-translacao-e-estacoes-do-ano.html

  MOVIMENTOS DA TERRA – ROTAÇÃO, TRANSLAÇÃO  E ESTAÇÕES DO ANO.

Como todos os corpos do Universo, a Terra também não está parada. Ela realiza inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.

Rotação – O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas.
Figura 1:

Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.

Vale lembrar que, durante o ano, a iluminação do Sol não é igual em todos os lugares da Terra, pois o eixo imaginário, em torno do qual a Terra faz a sua rotação, tem uma inclinação de 23 a 27 graus, em relação ao plano da órbita terrestre. O movimento aparente do Sol – ou seja, o deslocamento do disco solar tal como observado a partir da superfície – ocorre do leste para o oeste. É por isso que, há milhares de anos, o Sol serve como referência de posição: a direção onde ele aparece pela manhã é o leste ou nascente – e a direção onde ele desaparece no final da tarde é o oeste ou poente.

Translação – Já o movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho – ou órbita – que tem a forma de uma elipse.

A velocidade média da Terra ao descrever essa órbita é de 107.000 km por hora, e o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos.

Esse tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol é chamado “ano”. O ano civil, adotado por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo real do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto.

Estações do ano – As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra em seu movimento de translação. Essas datas recebem a denominação de equinócio e solstício, que veremos a seguir:

Figura 2:

Para se observar onde e com que intensidade os raios solares incidem sobre os diferentes locais da superfície terrestre, toma-se como ponto de referência a linha do Equador.

As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra. E são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul).

Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Da mesma maneira, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em função da posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo. Durante o inverno, as noites são tanto mais longas quanto mais o Sol se afasta da linha do Equador. É esse afastamento que faz as temperaturas diminuírem. Já durante o verão, os dias são tanto mais longos quanto mais o Sol se aproxima da linha do Equador e dos trópicos. Por isso, as temperaturas se elevam. No outono e na primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.

Equinócio – No dia 21 de março, os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador, tendo o dia e a noite a mesma duração na maior parte dos lugares da Terra. Daí o nome “equinócio” (noites iguais aos dias). Nesse dia, no hemisfério norte, é o equinócio de primavera – e no hemisfério sul, o equinócio de outono. No dia 23 de setembro, ocorre o contrário: é o equinócio de primavera no hemisfério sul – e o equinócio de outono no hemisfério norte.

Os solstícios ocorrem nos dias 21 de junho e 21 de dezembro. No dia 21 de junho, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o trópico de Câncer, situado a 23o 27, 30,,, no hemisfério norte. Nesse momento ocorre o solstício de verão nesse hemisfério. É o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que marcam o início do verão. Enquanto isto, no hemisfério sul, acontece o solstício de inverno, com a noite mais longa do ano, marcando o início da estação fria.

Já no dia 21 de dezembro os raios solares estão exatamente perpendiculares ao trópico de Capricórnio, situado a 23o 27, 30,,, no hemisfério sul. É o solstício de verão no hemisfério sul. Nesse dia, a parte sul do planeta está recebendo maior quantidade de luz solar que a parte norte, propiciando o dia mais longo do ano e o início do verão. No hemisfério norte, acontece a noite mais longa do ano. É o início do inverno.

Vale ressaltar que as datas utilizadas na determinação do começo e do final de cada estação do ano (21/3; 21/6; 23/9; 21/12) são convencionais. Foram selecionadas para efeito prático, pois, na verdade, a interferência de diversos fatores tende a alterar esses dias, para mais ou para menos, a cada determinado período de tempo. A estação se inicia, verdadeiramente, quando o planeta Terra e o Sol estão numa posição em que os raios solares incidem perpendicularmente a linha do Equador (primavera e outono) ou a um dos trópicos (verão e inverno)

ATIVIDADE 3 

Olá, a partir de agora vocês realizarão as atividades abaixo sobre o Sistema Solar e seus movimentos. Vocês precisarão do caderno de Geografia. Façam o cabeçalho, e em seguida, copiar as questões e respondê-las.

1- Em seu caderno faça o desenho como no modelo abaixo, em seguida copie e responda as questões:

a) Qual é o nome do nosso planeta?

b) Em qual dos planetas você imagina que faz mais calor? Por quê?

c) E o mais frio? Por quê?

d) A Terra fica entre quais planetas?

e) Qual é o planeta que fica mais próximo do Sol? E o mais distante?

f) Em Vênus faz mais frio ou mais calor do que a Terra? Por quê?

2 – Copie em seu caderno somente as frases que estão CORRETAS.

a) O Sol gira em torno dos planetas.

b) A Terra possui um satélite natural: A Lua.

c) O Sol é uma estrela.

d) O nosso Sistema Solar é composto por dez planetas

e) O planeta que está mais proximo do Sol é a Terra.

f) Os planetas são astros luminosos que possuem luz própria.

g) O Sol é um astro luminoso.

h) Jupiter é o maior planeta do Sistema Solar.

i) Marte é o quarto planeta do Sistema Solar.

3 – Após a leitura do texto da Atividade 2, faça um pequeno texto sobre a questão abaixo. Reflita, e expresse de acordo com os seus conhecimentos:

“O que aconteceria se a Terra parasse de girar”

Saiba Mais |   Referências:

VOL EDUCAÇÃO,Veja o que determina as estações do ano,13/11/2013.Disponível em https://educacao.uol.com.br/album/2013/11/13/veja-o-que-determina-as-estacoes-do-ano.htm?foto=7

VOL EDUCAÇÃO, Conheça a Lua , as Luas de Júpiter e o Sistema Solar ,11/12/2013.Disponível em https://educacao.uol.com.br/album/planetas_curiosidades_album.htm#fotoNav=1

Objeto de ConhecimentoRelações entre os componentes físico naturais.
Componente CurricularGeografia
HabilidadesEF06GE03-A – Compreender a dinamica do Sistema Solar e sua relação com o Universo; EF06GE03B/C – Compreender e descrever os movimentos de rotação e translação do planeta Terra e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e padrões climáticos.
Proponentes/ Professores:Samyra Valverde
Instituição Educacional:Escola Municipal Tropical Ville
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Experiências e Curiosidades