Olá, estudante!
Esta aula de ARTE com a temática Artes Visuais a seguir. está disponível juntamente com a proposta de atividade.
As várias ramificações existentes dentro das Artes Visuais e seus profissionais.
Você sabia que a Arte é uma profissão? Conhece algum profissional da Arte? Já vendeu ou comprou alguma peça de Arte? Já contratou algum profissional de Arte?
Pois é, e dentro das Artes o profissional está ligado a um ramo artístico específico. Isso mesmo! Os artistas podem desenvolver seu trabalho na área do artesanato, desenho, pintura, grafite, dentre outras.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto com a professora KELLY DUARTE em seu canal CAPANGA CULTURAL.
https://www.youtube.com/watch?v=0xAGS39Fmac&t=68s
Interessante! E você já deve ter ouvido alguém falar: “Não tenho dom para a Arte”. Mas vimos que é necessário estudo e muito esforço na realização de uma obra de Arte, e não somente dom. Todos somos capazes se nos dispusermos a isso.
As obras de Arte embelezam e sensibilizam lugares e pessoas. Mas, onde ficam as obras de Arte? Onde, geralmente, elas ficam guardadas? O músico toca/canta, registra em uma partitura e grava a sua Música; o ator/atriz escreve/apresenta sua peça em um teatro; e as obras de Arte? Quadros, desenhos? Onde ficam?
Bom! As obras de Arte podem ficar em museus ou galerias de arte. Mas esses museus podem estar em um ambiente fechado, restrito, em casas, igrejas ou locais construídos para isso, ou em locais abertos como ruas, becos, praças, ou qualquer outro local público. Vamos conhecer alguns desses locais.
Aqui vemos um dos museus mais famosos do mundo, o museu do Louvre, localizado em Paris, França.

Imagem de Jean-Baptiste Noel
Agora vemos o Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, Brasil.

Imagem de Sidcley
A Escola de Artes Veiga Valle, localizada na Cidade de Goiás, que é considerada um Patrimônio Histórico da Humanidade.

Fotos: Janine Moraes/MinC
MUSEU
De Acordo com o Dicionário Online de Português, https://www.dicio.com.br/museu/, Museu é:
1- Estabelecimento ou instituição que se dedica à preservação, à análise e à procura de objetos valiosos artisticamente, expondo-os ao público;
2- Conjunto ou coleção de objetos valiosos, raros ou antigos;
3- Casa que abriga objetos sem valor; o que já não se usa por ser muito antigo.
Bom! Vamos agora com Vivi Vilanova em seu canal VIVIEUVI conhecer algumas dicas que ela elencou sobre como ser um artista. Venha conosco!
https://www.youtube.com/watch?v=9167D5xK0T8
Então. Se inspirou!? Baseados nessas informações, vamos “pintar o 7”? Comece a fazer suas obras de Arte e vá guardando para que possamos fazer uma grande exposição na escola quando voltarmos a nos encontrar, que tal? Por enquanto é só! Vamos nos cuidando daqui e você daí para que tudo isso passe logo.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
ARTES VISUAIS
(GO-EF05AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar, assim como valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo de forma sensível.
(GO-EF06AR07-A) Reconhecer, explorar e habituar-se a frequentar espaços do sistema das artes visuais, tais como: museus, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas e artesãos. Desenvolver o sentido de pertencimento a uma cultura, aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais, assim como ampliar o repertório imagético, estético, o pensamento investigativo, crítico e sensível.
(GO-EF06AR07-B) Conhecer, valorizar e respeitar os artistas, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos e os curadores locais, estabelecendo relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa, crítica e sensível.