You are currently viewing Por que cordel?

Por que cordel?

A literatura de cordel, que faz parte da cultura popular, é um gênero textual formado por folhetins (cordéis), com poesia rimada e xilogravura. Os cordelistas, através dos seus escritos, representam em versos, de forma objetiva e com linguagem popular, os problemas sociais ou situações do cotidiano do povo nordestino. Vamos conhecer mais sobre essa literatura?


ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo abaixo: “Cordel em Libras”

“Memórias do sertão” – Canal: Mãos Arretadas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=plXm-LEmlrE

ATIVIDADE 2

Assista ao vídeo: “Cordel “A Chegada de Lampião no Céu” em audiovisual acessível”

“Cordel “A Chegada de Lampião no Céu” em audiovisual acessível” – Canal: Acessibilidade em Bibliotecas Públicas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=KQChyvNe2Ac

ATIVIDADE 3

Em seguida faça um cordel escrito e/ou um vídeo em Libras sobre o nosso sertão nordestino. Antes de produzir seu poema, vale a pena fazer pesquisas e anotações das características do local que você pretende escrever.


SAÍBA MAIS

Para conhecer mais sobre o tema Literatura de Cordel acesse o link abaixo:

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/literatura-cordel.htm


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Geografia(EAJAGE0402) Identificar elementos estruturadores da formação sociocultural do espaço vivido valorizando os aspectos regionais;
Língua Portuguesa(EAJALP0445) Ler em voz alta e compreender textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EAJALP0451) Ler e compreender textos literários de diferentes gêneros e extensões.
(EAJALP0454) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EAJALP0458) Produzir textos em versos.
(EAJALP0459) Utilizar recursos expressivos como: rimas, jogos de palavras, sentidos figurados, recursos visuais em texto poéticos.

AutoraMifra Angélica Chaves da Costa
CuradoriaCristina Yambanis
Fontehttps://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/por-que-cordel-56024

EAJA – 1º Segmento – 4ª Série – Experiência e Curiosidade