You are currently viewing Matemática e batatas

Matemática e batatas

Geralmente, a cesta básica encontrada nos mercados é formada por produtos industrializados. Mas, existem alguns produtos que fazem parte da alimentação diária das pessoas e que não são industrializados, como a batata e o tomate. 

No estudo de hoje, vamos conversar sobre o custo desse alimento no nosso orçamento e aprender uma receita deliciosa com a batata. Vamos lá?


ATIVIDADE 1

Acesse o link e assista ao vídeo sobre a história da batata: 

“Alimente-se Bem: A História dos Alimentos | Batata” – Canal: Canal Futura
Link: https://www.youtube.com/watch?v=LH77DI_H67M

ATIVIDADE 2

Agora, reflita um pouco sobre as seguintes questões: 

– Em sua casa, vocês consomem batatas com regularidade? 

– Quanto custa um quilo de batatas na feira ou supermercado que vocês costumam fazer compras?

– Pelo valor do quilo de batatas atualmente, qual é a quantidade de batatas que sua família consumiria por semana, em um mês?

– Quanto você gastaria por mês só para comprar as batatas?


ATIVIDADE 3

Você ou alguém da sua família cozinha bem? Vamos conhecer uma receita de purê batatas? 

Reprodução

ATIVIDADE 4

Agora que você aprendeu a receita, quem sabe em sua próxima refeição tenha purê de batatas? Topa fazer? Hum, vai ficar uma delícia!


ATIVIDADE 5

Você deve saber receitas diferentes e deliciosas com o uso de batatas. Explique para alguém o modo de preparo de algum prato usando batatas. Se você tiver celular, que tal compartilhar essas receitas com seus familiares e amigos?


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais.(EAJALP0162) Entender o tema, assunto e finalidade dos textos em estudos. (EAJALP0241) Identificar a finalidade de um texto e sua aceitabilidade social.(EAJALP0277) Reconhecer e utilizar a linguagem em diversas situações sociais. (EAJALP0290) Participar de debates com autonomia problematizando situações da realidade social.(EAJALP02101) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.
MatemáticaEAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social.(EAJAMA0134) Comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato” em situações do cotidiano para verificar se é possível comprar ou não com determinados valores.(EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. (EAJAMA0224) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais e diversos instrumentos de medida em situações cotidianas.(EAJAMA0229) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca. 


EAJA – 1° Segmento – 1ª Séries – Educação Financeira e Empreendedorismo