You are currently viewing As Relações Entre o Mundo Moderno e as Culturas Africanas e Indígenas Americanas

As Relações Entre o Mundo Moderno e as Culturas Africanas e Indígenas Americanas

Olá! Nessa atividade iremos adquirir conhecimento sobre as diversidades e miscigenações étnicas e as influências culturais que ocorreram na formação dos povos e países americanos, no processo de colonização do continente, bem compreendendo também a interferência e a força europeia nesse processo e as grandes contribuições e a resistência dos povos africanos escravizados nesse processo.


Atividade 1

Com a utilização de imagens/vídeos e leitura e interpretação de mapas poderemos entender e compreender o processo político, econômico e sócio cultural de busca de novos mercados e territórios, que a História convencionou chamar de Grandes Navegações ou Expansão Marítima Comercial Europeia, dos séculos XV e XVI.

Sobre os 3 Mapas das Grandes Navegações, observe e interprete, com atenção, as imagens e informações escritas dos mesmos:

Disponível em: https://2.bp.blogspot.com/-6QNPQeUx9Xg/T-YGn0FTnsI/AAAAAAAAAOs/Bsv5DA0JCS0/s640/grandes+navega%C3%A7%C3%B5es+(99).jpg

No Mapa 1 acima indicar (citar) qual é Título (nome) do primeiro mapa?

Disponível em: https://3.bp.blogspot.com/-xjXpdJeoAi0/T-YIOHDL4bI/AAAAAAAAAPA/aVs9-cA2VqM/s640/Mapa+Grandes+Navega%C3%A7%C3%B5es+01.+01+(X).jpg

No Mapa 2 observar e identificar os nomes dos países europeus que se lançaram como pioneiros nas Grandes Navegações e quais foram os principais navegadores de cada país.

Disponível em: https://4.bp.blogspot.com/-RCS_o87VxPk/T-YIpTpWGjI/AAAAAAAAAPM/AwYyiTg4awY/s640/navegacoes_descobrimento.jpg

Mapa 3 observar e identificar os cinco continentes e os três oceanos mostrados nos mapas, citando seus respectivos nomes (dos 5 Continentes e dos 3 Oceanos).


Atividade 2

Após assistir o vídeo sobre a escravidão africana no Brasil, faça um breve resumo escrito (mínimo 20 linhas) descrevendo a escravidão africana no Brasil, em que irá comentar sobre os aspectos da vídeo-aula que mais chamaram sua atenção e seu interesse.

“Brasil Colônia no Enem: Africanos – Brasil Escola” – Canal: Brasil Escola –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=FDhD96eMjoU&feature=emb_logo

Saiba Mais | Referências:

Assistir o curta metragem Palmares, do Programa Expedições com Paula Saldanha, sobre os aspectos históricos, geográficos e sociológicos referentes ao Quilombo de Palmares:

“Quilombo dos Palmares” – Canal: tvbrasil
Link: https://www.youtube.com/watch?v=zHFfLuUD8Dw

Componente(s) Curricular(res)História.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0634) Relacionar as práticas mercantilistas à colonização europeia. (EAJAHI0635) Compreender as implicações econômicas na Europa, América e África a partir do pacto colonial. (EAJAHI0636) Caracterizar e relacionar o modo de produção escravista, a monocultura, a produção para a exportação e o latifúndio com a política mercantilista.  
ProfessorMarcello Rodrigues Martins.
Instituição EducacionalEM Madre Francisca
CRECentral.

EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries