Olá! Nessa atividade iremos adquirir conhecimento sobre as diversidades e miscigenações étnicas e as influências culturais que ocorreram na formação dos povos e países americanos, no processo de colonização do continente, bem compreendendo também a interferência e a força europeia nesse processo e as grandes contribuições e a resistência dos povos africanos escravizados nesse processo.
Atividade 1
Com a utilização de imagens/vídeos e leitura e interpretação de mapas poderemos entender e compreender o processo político, econômico e sócio cultural de busca de novos mercados e territórios, que a História convencionou chamar de Grandes Navegações ou Expansão Marítima Comercial Europeia, dos séculos XV e XVI.
Sobre os 3 Mapas das Grandes Navegações, observe e interprete, com atenção, as imagens e informações escritas dos mesmos:
No Mapa 1 acima indicar (citar) qual é Título (nome) do primeiro mapa?
No Mapa 2 observar e identificar os nomes dos países europeus que se lançaram como pioneiros nas Grandes Navegações e quais foram os principais navegadores de cada país.
Mapa 3 observar e identificar os cinco continentes e os três oceanos mostrados nos mapas, citando seus respectivos nomes (dos 5 Continentes e dos 3 Oceanos).
Atividade 2
Após assistir o vídeo sobre a escravidão africana no Brasil, faça um breve resumo escrito (mínimo 20 linhas) descrevendo a escravidão africana no Brasil, em que irá comentar sobre os aspectos da vídeo-aula que mais chamaram sua atenção e seu interesse.
Saiba Mais | Referências:
Assistir o curta metragem Palmares, do Programa Expedições com Paula Saldanha, sobre os aspectos históricos, geográficos e sociológicos referentes ao Quilombo de Palmares:
Componente(s) Curricular(res) | História. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0634) Relacionar as práticas mercantilistas à colonização europeia. (EAJAHI0635) Compreender as implicações econômicas na Europa, América e África a partir do pacto colonial. (EAJAHI0636) Caracterizar e relacionar o modo de produção escravista, a monocultura, a produção para a exportação e o latifúndio com a política mercantilista. |
Professor | Marcello Rodrigues Martins. |
Instituição Educacional | EM Madre Francisca |
CRE | Central. |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries