You are currently viewing Ciências da Natureza – Organização dos animais. Artrópodes: aranhas

Ciências da Natureza – Organização dos animais. Artrópodes: aranhas

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 10/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela.

TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS?
O QUE OS DIFERENCIA?
NESSA PROPOSTA DE ATIVIDADE VAMOS COMPREENDER COMO O SER HUMANO CLASSIFICA OS ANIMAIS.

ANALISE O PAINEL 1 E TENTE RESPONDER A QUESTÃO:

  • REFLITA: TODOS SÃO IGUAIS?
  • ESCREVA SEUS NOMES DE ACORDO COM AS IMAGENS.

ANALISE O PAINEL 2 E TENTE RESPONDER A PRÓXIMA QUESTÃO:

POR QUE CLASSIFICÁ-LOS (ORGANIZÁ-LOS) É IMPORTANTE?

DEVIDO A GRANDE VARIEDADE DE ESPÉCIES, FICARIA MUITO DIFÍCIL ESTUDÁ-LOS SEM UMA ORGANIZAÇÃO. 
POR ISSO NÓS, SERES HUMANOS, ORGANIZAMOS OS ANIMAIS DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS.

OBSERVE O PAINEL 3:

NELA TEMOS A CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS DE ACORDO COM SUA ALIMENTAÇÃO:

O GRUPO DOS CARNÍVOROS: AQUELES QUE SE ALIMENTAM DE CARNE, OU SEJA, DE OUTROS ANIMAIS (COMO POR EXEMPLO O LEÃO)

O GRUPO DE HERBÍVOROS: AQUELES QUE SE ALIMENTAM DE PLANTAS E SEMENTES (COMO POR EXEMPLO A VACA).

O GRUPO DOS ONÍVOROS: AQUELES QUE SE ALIMENTAM DE OUTROS ANIMAIS, PLANTAS E SEMENTES ( COMO POR EXEMPLO O PORCO)

OBSERVE O PAINEL 4:

E ACORDO COM O TIPO DE REPRODUÇÃO, TEREMOS A SEGUINTE CLASSIFICAÇÃO:

OVÍPAROS: SÃO AQUELES QUE O DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO OCORRE DENTRO DE UM OVO (COMO POR EXEMPLO: A GALINHA).

VIVÍPAROS: SÃO AQUELES QUE O DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO OCORRE DENTRO DO CORPO DA MÃE (COMO POR EXEMPLO O CACHORRO)

PODEMOS CLASSIFICAR OS ANIMAIS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO VÁRIAS CARACTERÍSTICAS, TAIS COMO: CUIDAR DOS FILHOTES OU NÃO, POSSUIR PELOS, PENAS, CARAPAÇA E EXOESQUELETO.

ESSAS SÃO APENAS ALGUMAS POSSIBILIDADES….

VOCÊ É O CIENTISTA!

COPIE A TABELA ABAIXO NO CADERNO (E LEIA AS ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER):

LEIA AS ORIENTAÇÕES:

  • NO CAMPO ANIMAIS: VOCÊ DEVERÁ ESCOLHER 6 ANIMAIS, E ESCREVER O NOME DE CADA UM DELES NOS RESPECTIVOS NÚMEROS.
  • NO CAMPO ALIMENTAÇÃO: VOCÊ IRÁ MARCAR UM X, DE ACORDO COM A CARACTERÍSTICA DE CADA ANIMAL (SERÁ QUE ELE É CARNÍVORO ? HERBÍVORO ? OU ONÍVORO?
  • NO CAMPO REPRODUÇÃO: VOCÊ IRÁ MARCAR UM X, DE ACORDO COM A CARACTERÍSTICA DE CADA ANIMAL (SERÁ QUE ELE É OVÍPARO OU VIVÍPARO?)
  • NO CAMPO CUIDADO PARENTAL: VOCÊ IRÁ MARCAR UM X, DE ACORDO COM A CARACTERÍSTICA DE CADA ANIMAL (SERÁ QUE ELE É CONSIDERADO PRESENTE OU AUSENTE?)
  • NO CAMPO REVESTIMENTO DO CORPO: É SÓ OBSERVAR COMO É O REVESTIMENTO DO CORPO DE CADA ANIMAL E INDICAR NA TABELA.

O QUE É CUIDADO PARENTAL?
LEMBRE-SE: TODO COMPORTAMENTO, MATERNO OU PATERNO, DE CUIDADO COM A PROLE, ATÉ QUE ELA ALCANCE A INDEPENDÊNCIA FÍSICA, É CHAMADO DE CUIDADO PARENTAL. O CUIDADO PARENTAL AUMENTA A PROBABILIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DOS FILHOTES E, CONSEQUENTEMENTE, AUMENTA O SUCESSO REPRODUTIVO DA ESPÉCIE. O CUIDADO PARENTAL PODE TER INÍCIO ANTES MESMO DO NASCIMENTO DA PROLE. É O CASO DO PREPARO DE NINHOS, TOCAS E OUTROS ABRIGOS PARA RECEBER OS FILHOTES OU OVOS….

Fonte: UOL. Cuidado Parental. Disponível em: <https://bityli.com/r46Wd> acesso em em 15, outubro. 2020. 


Aranha, Rede, Teia De Aranha, Halloween, Silhueta

QUE BICHO É ESSE PENDURADO AÍ EM CIMA?
ISSO MESMO! ESSA DAI É A DONA ARANHA…

 ACHO QUE PODEMOS USÁ-LA COMO EXEMPLO (DE ACORDO COM OS ITENS DA TABELA), VEJA:

COMO É A ALIMENTAÇÃO DAS ARANHAS?
AS ARANHAS SÃO CARNÍVORAS

COMO É A REPRODUÇÃO DAS ARANHAS?
A MAIOR PARTE DAS ARANHAS SÃO OVÍPARAS, MAS TEMOS ALGUMAS ESPÉCIES VIVÍPARAS.

E COMO É O CUIDADO PARENTAL DAS ARANHAS?

BOM, NO CASO DAS ARANHAS O CUIDADO PARENTAL VARIA BASTANTE, ABRANGENDO DESDE O CUIDADO COM OS OVOS, GERADO PELO ENVOLVIMENTO DOS OVOS EM SEDA, ATÉ A CAPTURA DE ALIMENTO PARA OS FILHOTES. EM ALGUNS CASOS, OS FILHOTES PODEM HABITAR A TEIA MATERNA POR TODA A VIDA.

COMO É O REVESTIMENTO DO CORPO?

O CORPO É REVESTIDO POR PÊLOS, ALGUMAS ESPÉCIES O PELO É MAIS VISÍVEL E É UTILIZADO TAMBÉM COMO UM MECANISMO DE DEFESA, COMO POR EXEMPLO, AS ARANHAS CARANGUEJEIRAS, QUE CHACOALHAM O CORPO PARA SOLTAR PELOS FARPADOS DAS PERNAS.

NOSSA QUE INTERESSANTE! COMO É RICO ESSE MUNDO DOS ANIMAIS…

VOCÊ NOTOU QUE QUANDO CITAMOS O  CUIDADO PARENTAL DAS ARANHAS, FALAMOS QUE ELAS ENVOLVEM OS OVOS EM SEDA!?!

EU FICO PENSANDO… 

COMO AS ARANHAS FAZEM SUAS TEIAS? 
SERÁ QUE É COM ESSA SEDA TAMBÉM?

É BEM INTERESSANTE ESSAS QUESTÕES, NÃO É MESMO?
COMO É BOM DESCOBRIR COISAS NOVAS.

QUEM IRÁ NOS AJUDAR A RESPONDER ESSAS QUESTÕES É A LUNA, DE O SHOW DA LUNA: ASSISTA AGORA AO EPISÓDIO: TECENDO TEIAS

https://www.youtube.com/watch?v=Tstg-wISu4g
Tecendo Teias 🕷🕸 | O Show da Luna! Episódio Completo 39 | Segunda Temporada | Kids | Infantil

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Organização dos Animais  – Bloco 1

Org. dos animais e carac. das aranhas – Ens. Fund. – Ed. Amb. e Saúde – A. Inic. Bl 1 – 10 NOV 2020

Referências:Melati, Bruno. Ter filho sai caro: o gasto energético associado ao cuidado parental na aranha Hingstepeira folisecens. UEFS (2014). Disponível em: <https://cutt.ly/sgfOZVe>  acesso em 14, outubro. 2020.
Superinteressante. Como é a anatomia de uma aranha? disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-anatomia-de-uma-aranha/> acesso em 14, outubro. 2020.
Nova Escola. Marluci Turquiai Goulart. Classificação dos animais: plano de aula. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1896/classificacao-dos-animais#slide-1> acesso em em 15, outubro. 2020.UOL.
Cuidado Parental. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/cuidado-parental-como-as-diferentes-especies-cuidam-de-seus-filhotes.htm> acesso em em 15, outubro. 2020. 
Habilidades(EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem.
(GO-EF02CI09) Identificar características próprias dos seres vivos.
(EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam.
Objetos do ConhecimentoSeres vivos no ambiente:
Características dos seres vivos
Características e desenvolvimento dos animais:
Morfologia e hábitos dos animais