OI!!! TUDO PRONTO PARA A NOSSA AULA DE HOJE? NOSSA ATIVIDADE É BEM INTERESSANTE. VAMOS ESTUDAR SOBRE DINHEIRO. VOCÊ SABE PARA QUE ELE SERVE? CONHECE DINHEIRO DE PAPEL E MOEDA?
PARA COMEÇAR, VOCÊ PRECISARÁ CONHECER A HISTÓRIA “DONA BARATINHA”, ESCRITA POR ANA MARIA MACHADO. A CAPA DO LIVRO É ASSIM…
1
ATIVIDADE 1:
VOCÊ VAI ASSISTIR UM VÍDEO QUE CONTA ESSA HISTÓRIA, ACESSANDO O LINK:
ATIVIDADE 2:
CONVERSE COM SUA FAMÍLIA E PROCURE SABER: ALGUÉM AÍ JÁ ENCONTROU UMA MOEDA?
*QUEM?
*ONDE?
*QUAL ERA O VALOR DELA?
*O QUE VOCÊ FARIA SE ENCONTRASSE UMA MOEDA?
*E DONA BARATINHA, O QUE ELA FEZ COM O DINHEIRO QUE ENCONTROU?
NO BRASIL, O DINHEIRO QUE USAMOS, CHAMA-SE REAL.
ELE PODE SER ENCONTRADO EM FORMA DE MOEDAS:
2
MAS TAMBÉM PODE SER EM CÉDULAS:
ATIVIDADE 3:
AGORA A TAREFA É NO CADERNO. VOCÊ FARÁ O CABEÇALHO DESSE JEITO:
ESCOLA: _____________________________________________
NOME:________________________________________________
TURMA: _____ DATA: __/__/__ PROFESSORA: ____________
DURANTE O MÊS DE JULHO, JOSUÉ GUARDOU NUM COFRINHO AS MOEDAS QUE GANHOU. COM A AJUDA DE SEU RESPONSÁVEL, DESCUBRA QUANTO ELE JUNTOU NO FINAL DE CADA SEMANA.
(Atividade adaptada, disponível em https://proaisesilvaartedeeducar.blogspot.com/2015/05/matematica-1-e-2-ano.html ):
ATIVIDADE 4:
PROCURE EM LIVROS, REVISTAS, JORNAIS OU PANFLETOS, A FIGURA DA MOEDA QUE VOCÊ ACHA QUE A DONA BARATINHA ENCONTROU. RECORTE E COLE AQUI NO CADERNO.
ATIVIDADE 5:
PARA FINALIZAR A TAREFA DE HOJE, QUE TAL CANTAR UM POUCO?
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas;Sistema monetário brasileiro |
Habilidades | (EF01MA19-A) Reconhecer moedas e cédulas, nomeá-las e identificar como fazer trocas de moedas por outras. (EF01MA19-B) Identificar quantas moedas ou cédulas de menor valor são necessárias para trocar por outra de valor maior. (EF01MA19-C) Relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante. |
Proponentes/ Professores: | Ana Paula de Melo Bonifácio |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Irmã Veneranda |
CRE: | Maria Helena B. Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – B – 2º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo