You are currently viewing História – Bom dia, todas as cores!

História – Bom dia, todas as cores!

Olá! Que bom você estar aqui! Estamos todos com saudades. Hoje, vamos ler juntos o livro Bom dia, todas as Cores, de Ruth Rocha. É uma linda estória, que nos ajuda a pensar sobre quem somos e como nos relacionamos com nossa família, nossos colegas de sala e nossos amigos. Vamos começar?

Atividade 1

Observe bem e descubra que animal é o personagem principal do livro Bom dia, todas as cores, escrito por Ruth Rocha e ilustrada por Alberto Llinares.   Acesse e acompanhe a leitura da estória, disponível em:

“Bom dia, todas as cores!” Canal: Colégio Medianeira – https://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0

Atividade 2

Antes de assistir ao vídeo você identificou o animal da capa? Agora fale o nome dele bem devagar, prestando atenção no som. Você notou que o começo desta palavra é formada pelo nome de um objeto que temos em casa e serve para dormir?

Observou que o final da palavra é o nome de um animal que tem no Zoológico?

Agora, eu tenho 3 (três) desafios para você:

1. Escreva o nome deste personagem no seu caderno;

2. Escreva uma palavra que comece com o mesmo som do nome do personagem;

3. Escreva uma palavra que termine com o mesmo som do nome do personagem. Quando terminar, faça uma foto e mande para o grupo da escola.

Atividade 3

No vídeo, o Camaleão muda de cores para agradar os amigos. Mas, no fim, aprende uma lição: “— por mais que a gente se esforce, não pode agradar a todos”. Ele descobriu que cada um é de um jeito e que é preciso respeitar os gostos de todos.

E você? Muda de opinião a todo instante?

Respeita os seus gostos e os de seus amigos?

Tenta convencer outras pessoas a fazer somente o que você quer ou sempre se deixa convencer por um amigo ou familiar a fazer um desenho igual ao dele?

Converse com sua família sobre o que pensou e ouça a opinião deles.

Atividade 4

A autora deste livro – Ruth Rocha – publicou a mesma estória, com desenhos feitos pela ilustradora  Madalena Elek. Agora, imagine que você é o Camaleão da estória.

Que cor você teria? Faça, em seu caderno de desenho, uma ilustração (desenho) do Camaleão e pinte com sua cor ou cores preferidas. Para se inspirar, assista o vídeo do livro, narrado por crianças, e observe os desenhos   dos personagens. Disponível em :

“Bom Dia Todas as Cores” Canal: Histórias Para Crianças – https://www.youtube.com/watch?v=bfYcNEv6u0k&t=35s

Objeto de ConhecimentoDiversidadeIdentidadeLocalização de informações explícitas em textosLeitura MultissemióticaRelação Fonema/GrafemaFormas de expressões artisticas
Habilidades(GO-EF01HI04-A) Conhecer e refletir sobre a diversidade étnica, social e cultural de sua origem e de outras crianças, valorizando a importância da convivência entre os diferentes, respeitando as pessoas como elas são, independentes de sua etnia, raça, cor ou religião.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.(GO-EF01AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQs, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente mate- riais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, bem como desenvolver o senso crítico, a investigação e a colaboração.

Proponentes/ Professores:Zenaide Cândida Pereira das Neves
Instituição Educacional:Escola Municipal Professora Edna de Roure
CRE:Maria Helena Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância –  Turma – A – 1º Ano – Ética e Cidadania