Olá! Que bom você estar aqui! Estamos todos com saudades. Hoje, vamos ler juntos o livro Bom dia, todas as Cores, de Ruth Rocha. É uma linda estória, que nos ajuda a pensar sobre quem somos e como nos relacionamos com nossa família, nossos colegas de sala e nossos amigos. Vamos começar?
Atividade 1
Observe bem e descubra que animal é o personagem principal do livro Bom dia, todas as cores, escrito por Ruth Rocha e ilustrada por Alberto Llinares. Acesse e acompanhe a leitura da estória, disponível em:
Atividade 2
Antes de assistir ao vídeo você identificou o animal da capa? Agora fale o nome dele bem devagar, prestando atenção no som. Você notou que o começo desta palavra é formada pelo nome de um objeto que temos em casa e serve para dormir?
Observou que o final da palavra é o nome de um animal que tem no Zoológico?
Agora, eu tenho 3 (três) desafios para você:
1. Escreva o nome deste personagem no seu caderno;
2. Escreva uma palavra que comece com o mesmo som do nome do personagem;
3. Escreva uma palavra que termine com o mesmo som do nome do personagem. Quando terminar, faça uma foto e mande para o grupo da escola.
Atividade 3
No vídeo, o Camaleão muda de cores para agradar os amigos. Mas, no fim, aprende uma lição: “— por mais que a gente se esforce, não pode agradar a todos”. Ele descobriu que cada um é de um jeito e que é preciso respeitar os gostos de todos.
E você? Muda de opinião a todo instante?
Respeita os seus gostos e os de seus amigos?
Tenta convencer outras pessoas a fazer somente o que você quer ou sempre se deixa convencer por um amigo ou familiar a fazer um desenho igual ao dele?
Converse com sua família sobre o que pensou e ouça a opinião deles.
Atividade 4
A autora deste livro – Ruth Rocha – publicou a mesma estória, com desenhos feitos pela ilustradora Madalena Elek. Agora, imagine que você é o Camaleão da estória.
Que cor você teria? Faça, em seu caderno de desenho, uma ilustração (desenho) do Camaleão e pinte com sua cor ou cores preferidas. Para se inspirar, assista o vídeo do livro, narrado por crianças, e observe os desenhos dos personagens. Disponível em :
Objeto de Conhecimento | DiversidadeIdentidadeLocalização de informações explícitas em textosLeitura MultissemióticaRelação Fonema/GrafemaFormas de expressões artisticas |
Habilidades | (GO-EF01HI04-A) Conhecer e refletir sobre a diversidade étnica, social e cultural de sua origem e de outras crianças, valorizando a importância da convivência entre os diferentes, respeitando as pessoas como elas são, independentes de sua etnia, raça, cor ou religião.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.(GO-EF01AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQs, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente mate- riais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, bem como desenvolver o senso crítico, a investigação e a colaboração. |
Proponentes/ Professores: | Zenaide Cândida Pereira das Neves |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professora Edna de Roure |
CRE: | Maria Helena Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – A – 1º Ano – Ética e Cidadania