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Matemática – “Quer pagar quanto?”

Através de uma paródia de um jargão popular de comercial de televisão de uma loja, vamos inserir o aluno a uma reflexão sobre o consumo consciente e as vantagens e desvantagens de se pagar juros e a vantagem da capitalização. Nessa atividade iremos compreender e resolver situações-problema que envolva juros simples, compostos e descontos simples, utilizando o sistema monetário brasileiro, em situações de compra e venda.


Atividade 1

Você sabe diferenciar um consumidor de um consumista? Você se considera qual deles? E por que?

“Quando gastar demais vira doença? O que você precisa ficar atento? Série Rica Mente” – Canal: Júlia Mendonça
Link: https://www.youtube.com/watch?v=NrSFBkErg_k

Atividade 2

Hoje em dia para se adquirir um veículo, seja ele duas ou quatro rodas, é necessário uma boa quantia de dinheiro ou um plano de financiamento parcial ou total. Muitas pessoas se endividam nessa modalidade por causa dos juros compostos. Os conhecidos juros sobre juros!

a) Ao se financiar uma moto, sem nenhuma entrada, qual será o preço final dessa moto em 50 parcelas? Use a calculadora do link abaixo para ajudar:

https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormFinanciamentoPrestacoesFixas.do?method=exibirFormFinanciamentoPrestacoesFixas

b) Esse mesmo valor que você encontrou das parcelas mensais, se fosse aplicado na poupança pelo mesmo período, renderia um total de R$___________

c) Considerando que esse veículo da imagem tem uma taxa de depreciação de _____% ao mês. Compare o valor da moto daqui a 50 meses com o total aplicado no item b no mesmo período. (Você precisara pesquisar na internet a taxa de depreciação desse modelo)


Componente(s) Curricular(res)Matemática  
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0807) Interpretar e resolver situações-problema que envolva porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais. (EAJAMA0808) Interpretar e resolver situações-problema que envolva juros simples e juros compostos, no contexto da educação financeira.  
ProfessorLeonardo Barbosa Cardoso
Instituição EducacionalEscola Municipal Presidente Vargas
CREBrasil de Ramos

EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries