O cenário de instabilidade criado pela Pandemia, fez com que muitas famílias perdessem parte das suas rendas,o orçamento ficou apertado e os preço nos supermercados aumentaram consideravelmente. Muitas famílias estão se adaptando a esse período de dificuldade, buscando alternativas para poupar o dinheiro, tais como: cortar gastos, economizar energia,
pesquisar preços, consumir com consciência e economizar no supermercado.
Atividade 1
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “História para crianças: No Supermercado – Prioridade x Supérfluos ”, junto com alguém da sua família, para você aprender um pouco sobre o que é necessidade x vontade, o que é o dinheiro e o que os adultos fazem para consegui-lo.
Atividade 2
Vocês sabem diferenciar as coisas que são de necessidade com as coisas que
são da nossa vontade?
E você, o que tem feito para poupar dinheiro nesse período de Pandemia?
Atividade 3
Veja o folheto abaixo:
<https://http2.mlstatic.com/arte-personalizada-tabloides-e-folhetos-supermercado-e-lojas D_NQ_NP_845407-MLB25645922070_062017-F.webp>
Agora responda as seguintes questões em seu caderno:
a) Faça uma tabela em seu caderno conforme o modelo abaixo (utilize a quantidade de linhas correspondente à quantidade de produtos) e escreva todos os produtos e seus respectivos valores:
PRODUTO | VALOR |
Arroz branco Camil | 12,49 |
b) Agora circule na tabela que você construiu todos os produtos que você considera prioridade durante as compras no supermercado.
c) Escreva os nomes do produto mais caro e do mais barato:
d) Quanto você gastaria se comprasse todos os produtos disponíveis no folheto?
e) Existe algum produto que você e sua família tem comprado ultimamente que vocês perceberam que podem deixar fora da compra e assim economizar e
usá-lo em outra coisa?
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Matemática: Adição e subtração envolvendo números naturais e racionais cuja representação decimal é finita Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada. Língua portuguesa Estratégias de leitura: Utilização das estratégias de leitura: antecipação, seleção, levantamento de hipóteses, inferência e verificação. |
Proponentes/ Professores: | Tany Patrícia Mendes Fernandes |
Instituição Educacional: | Escola Municipal São José |
CRE: | Brasil di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo