Olá criança querida! Tudo bem com você? Você sabe o que é um gráfico? Sabia que você pode realizar uma pesquisa com seus familiares ou amigos e montar um gráfico? Hoje será bem divertido, pois, você conhecerá como elaborar e interpretar um gráfico de colunas! E além do mais, vai refletir sobre como planejar as compras e os gastos da família. Vamos entender melhor esse assunto?
Olá querida família! Elaboramos as atividades que seguem abaixo com muito carinho, para que a sua criança, continue desenvolvendo as suas habilidades e potencialidades, e, não percam o vínculo com a escola nesse período de pandemia. As atividades serão sobre a interpretação de gráficos em colunas e planejar compras e gastos da família. Auxilie a sua criança na realização das mesmas!
Atividade 1:
Observe a imagem a seguir:
A imagem acima é um gráfico de colunas! Veja que o primeiro gráfico, na cor verde, está representando o lanche preferido das crianças. E o segundo gráfico, em azul, representa o livro que os alunos mais gostaram. Você viu como essa organização é bem legal?
Agora observe os gráficos e faça a atividade em seu caderno:
Desenhe o lanche que as crianças mais gostaram.
Escreva o nome do lanche que as crianças menos gostaram.
Qual a quantidade de crianças que comeram bolachas?
Quantas crianças leram o livro 1 (um)?
Qual o livro menos lido?
Você sabia que é muito importante se alimentar bem para ter saúde?
Atividade 2:
A Mel é uma cachorrinha muito fofinha! Assista ao vídeo abaixo e junto com ela faça a interpretação dos gráficos de colunas. Será muito divertido!
(Vídeo: Matemática Caderno Mágico – Interpretar Gráficos. Canal
Matemática Caderno Mágico – Youtube)
Atividade 3
Você sabia que os gráficos podem ser usados para organizar os gastos da família?
Assista ao vídeo abaixo e veja como planejar as compras e os gastos da família!
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples: Tabelas e gráficos de colunas simples. |
Habilidades | (EF01MA21-A) Descrever, oralmente, situações apresentadas por meio de gráficos de colunas simples.(EF01MA21-B) Identificar dados em tabelas ou gráficos da preferência dos pesquisados, utilizando os termos menos preferido, mais preferido e a diferença de preferência entre eles, como as questões: quantas pessoas preferem gato? Quantas pessoas a mais ou a menos preferem gato a coelho? |
Proponentes/ Professores: | Alda de Fátima Martins |
Instituição Educacional: | E. M. Padre Pelágio |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – A – 1º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo