Olá! Você sabia que no Brasil existem diversos tipos de dança? Em cada região identificamos várias maneiras de se dançar. Vamos aprender mais sobre essas danças regionais, suas origens e principais características.
Atividade 1
Podemos identificar uma variedade de manifestações rítmicas e expressivas criadas e desenvolvidas nas danças brasileiras em diferentes regiões do país, retratando a história de cada comunidade, sua origem e influências culturais.
E você? Também gosta de dançar? Assista ao vídeo e observe cada dança regional –
– Gostou da descoberta e variedades de danças típicas que existem em nosso Brasil? A partir do vídeo apresentado, responda em seu caderno as questões abaixo:
Quais foram os tipos de dança destacadas em cada região (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste)?
O Brasil é dividido em cinco grandes regiões, como percebemos no vídeo. Sabe em qual região você reside? Anote.
Você observou que cada dança possui um som, ritmo, música e movimentos diferentes? Qual delas você mais gostou? Por quê?
Atividade 2
As danças são provenientes de uma cultura popular que manifestam através dos sons e movimentos as histórias e os modos de ser, de viver e de ver o mundo de seus povos de origem, preservando assim as tradições de seus antepassados.
Para ampliar o aprendizado, se possível, pesquise sobre as origens das danças regionais brasileiras e sua importância para o povo brasileiro. Elabore em seu caderno a escrita de um parágrafo de compreensão do que mais você gostou nessa pesquisa.
Atividade 3
– Observe a figura:
Fonte: https://trabalhosparaescola.com.br/dancas-folcloricas/capa_blog/
Identifique as principais características que diferenciam uma dança da outra, escrevendo de qual região cada uma pertence.
Saiba Mais/ Referências:
Objeto de Conhecimento | Dança do contexto comunitário e regional:ConceitoElementos constitutivos da dançaTécnicas básicasMaterialidade:Expressão, consciência e percepção do corpoPráticas Somáticas |
Componente Curricular | Educação física |
Habilidades | (GO-EF04EF17) Vivenciar e analisar danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.(EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana. (GO-EF04AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança. |
Proponentes/ Professores: | Érika Satomi Matsui |
Instituição Educacional: | Escola Municipal G0-04. |
CRE: | Brasil Di Ramos. |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância –Turma D – 4° ano – Corpo, Expressão e Movimento