Hoje a nossa conversa é sobre argumentação. Ou, mais especificamente, sobre como podemos usar a argumentação para defender pontos de vistas, teses, ideias e opiniões.
Você costuma defender seus pontos de vistas?
Como você faz isso?
Aliás, vamos começar do começo: você sabe o que são argumentos? Usa argumentos no seu dia a dia para debater ideias e defender seus posicionamentos?
O mais legal de aprender a argumentar é que você aprende não apenas a defender o seu ponto de vista pessoal, mas a defender e reivindicar direitos que são de todas as pessoas.
E quando fazemos isso, estamos atuando como cidadãos. Ou, melhor dizendo, estamos exercendo nossa cidadania.
Você sabe explicar o que é cidadania?
Anote no seu caderno o que sabe sobre isso. Se puder pesquise no dicionário o que é cidadania.
Ah, só mais uma pergunta: você sabe dizer qual a relação entre cidadania e a capacidade de argumentar?
A atividade
Escreva um texto argumentativo, que pode ser uma redação dissertativa-argumentativa ou um artigo de opinião, para falar sobre o que você considera uma prática de cidadania.
Para isso, vale a pena pensar, por exemplo, em algum problema social importante para a comunidade onde você vive ou para a sua comunidade escolar.
Considere também o que você e outras pessoas dessa comunidade podem fazer para mudar a situação e resolver o problema.
Seu texto precisa não apenas mostrar como os direitos e deveres dos cidadãos são importantes, mas também como exercê-los pode ajudar na solução desse problema.
Lembre-se: Todo texto argumentativo apresenta o problema e a ideia ou tese a ser defendida, mostrando o posicionamento do autor do texto sobre uma questão.
Mas, para mostrar o seu ponto de vista sobre o problema e propor mudanças, é preciso ter clareza sobre os argumentos usados para justificar esse ponto de vista.
Por isso, é sempre bom, antes de escrever, pesquisar e ler sobre o tema, selecionar dados e conversar com outras pessoas que entendam do assunto.
Depois de tudo isso, ainda é preciso planejar as partes do texto, escrevê-lo e, claro, revisá-lo!!
Preparado para o desafio dessa escrita? Boa produção.
História | |
Língua Portuguesa | (EAJALP0745) Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes e respeitar os turnos de fala no momento das discussões. (EAJALP0820) Utilizar estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição e reescrita de textos coletivos. (EAJALP0821) Elaborar notícias, resenhas, artigos de opiniões, dentre outros. |