Olá! Bem vindos a mais uma atividade de Ética e Cidadania! Nela refletiremos e escreveremos sobre “A violência contra mulher”.
Atividade 1
Abaixo faça a leitura do poema “Todas As Vidas” de Cora Coralina.
Todas as vidas
Vive dentro de mim
uma cabocla velha
de mau-olhado,
acocorada ao pé do borralho,
olhando para o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço…
Ogum. Orixá.
Macumba, terreiro.
Ogã, pai-de-santo…
Vive dentro de mim
a lavadeira do Rio Vermelho.
Seu cheiro gostoso
d’água e sabão.
Rodilha de pano.
Trouxa de roupa,
pedra de anil.
Sua coroa verde de são-caetano.
Vive dentro de mim
a mulher cozinheira.
Pimenta e cebola.
Quitute bem feito.
Panela de barro.
Taipa de lenha.
Cozinha antiga
toda pretinha.
Bem cacheada de picumã.
Cora Coralina – foto: (…)
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.
Vive dentro de mim
a mulher do povo.
Bem proletária.
Bem linguaruda,
desabusada, sem preconceitos,
de casca-grossa,
de chinelinha,
e filharada.
Vive dentro de mim
a mulher roceira.
– Enxerto de terra,
meio casmurra.
Trabalhadeira.
Madrugadeira.
Analfabeta.
De pé no chão.
Bem parideira.
Bem criadeira.
Seus doze filhos,
Seus vinte netos.
Vive dentro de mim
a mulher da vida.
Minha irmãzinha…
tão desprezada,
tão murmurada…
Fingindo ser alegre seu triste fado.
Todas as vidas dentro de mim:
Na minha vida –
a vida mera das obscuras.
– Cora Coralina, em “Poema dos becos de Goiás e estórias mais”. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965. Disponível em: https://www.revistapazes.com/todas-as-vidas-poema-de-cora-coralina/
Atividade 2
Assista o vídeo intitulado “Aumento nos casos de violência contra as mulheres”.
Atividade 3
No link abaixo ouça a música “Mulher eu sei” do cantor e compositor Chico César.
Atividade 4
A partir da leitura do poema, da observação do vídeo e da música e de suas informações sobre o assunto, escolha uma das propostas de produção de texto a seguir:
a) Escreva um texto sobre “A violência contra a mulher”. Faça-o do jeito que conseguir.
b) Tente produzir um texto em verso (poema) sobre o assunto “Violência contra a mulher”.
Componente(s) Curricula(res) | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Ler três tipos de textos, interpretá-los, observar a linguagem no sentido denotativo (objetiva, literal) e conotativo (figurado). Produzir texto em prosa ou em verso. |
Professor | Solimar Maciel Godois Marinho |
Instituição Educacional | Escola Municipal João Clarimundo de Oliveira |
CRE | Central |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries