Olá, queridos estudantes do agrupamento F! Você tem o costume de escrever cartas? Vamos conhecer um pouco sobre acarta aberta.
A carta aberta representa um dos gêneros textuais cuja principal característica é a argumentação com base em assuntos de interesse coletivo. Vamos lá?
A carta aberta integra os gêneros textuais norteados pelo caráter argumentativo, cuja principal característica é permitir que o emissor exponha em público suas opiniões ou reivindicações acerca de um determinado assunto. Tal gênero, por sua vez, difere-se da carta pessoal, a qual trata de assuntos que dizem respeito somente aos interlocutores nela envolvidos, ao passo que a carta aberta faz referência a assuntos cujo interesse é coletivo, normalmente se referindo a um problema de consenso geral.
Dessa forma, a carta aberta pode ser utilizada como forma de protesto contra esse problema, como alerta, e até mesmo como meio de conscientização da população ou de alguém com certa influência, como, por exemplo, um representante de uma entidade ou do governo, acerca da problemática em questão. É possível afirmar que a carta aberta, além da característica argumentativa, possui traços persuasivos, uma vez que a intenção de quem a redige é a de convencer o interlocutor acerca de suas ideias.
Quanto aos aspectos estruturais, o a carta aberta compõe-se dos seguintes elementos:
- Título – no qual se evidencia o destinatário;
- Introdução – parte em que se situa o problema a ser resolvido;
- Desenvolvimento – Diz respeito à análise do problema, no qual há a apresentação dos argumentos, fundamentando, portanto, o ponto de vista do (s) emissor (es).
- Conclusão – elemento em que geralmente se solicita uma resolução para o assunto em pauta.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-aberta.htm.
Assista à video aula disponibilizada no canal Brasil Escola, no YouTube, e entenda mais sobre como escrever uma carta:
- Desenvolvimento do conteúdo/conhecimento com instruções claras inserindo os materiais, intercalando com textos escritos orientadores. Conectar os elementos CONTEÚDOS/CONHECIMENTO – MATERIAIS – TAREFAS, sempre disponibilizando ensino sobre aquilo que será cobrado nas tarefas.
SE NECESSÁRIO, LINKAR COM ATIVIDADES JÁ DISPONIBILIZADAS NA PLATAFORMA INSERINDO O LINK DA PÁGINA.
Para compreender melhor esse gênero textual, segue abaixo um exemplo de Carta Aberta:
Belo Horizonte, 23 de agosto de 2015.
Carta Aberta à População de Belo Horizonte – MG
Nós, agentes comunitários de saúde do município, viemos por meio desta carta, conscientizar que, diante da alarmante epidemia de dengue em Belo Horizonte, que já registra 3 mortes e mais de 10 mil casos confirmados, a prefeitura quer tirar o corpo fora e culpar a população. Mas a verdade é que a prefeitura já sabia desde o ano passado da existência de um novo vírus e da ameaça de uma epidemia, porém não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
Além disso, a epidemia de dengue não só piora como expõe a calamitosa situação da saúde pública de Belo Horizonte: faltam muitos profissionais, leitos, unidades de saúde, equipamentos, políticas públicas etc. Os trabalhadores já não estão aguentando mais tanta superlotação e tantos problemas nas UPAs, nos centros de saúde e nos hospitais. A prefeitura coloca a culpa na população e no novo tipo de vírus, mas a verdade que a própria PBH é uma das principais culpadas, por ter sido omissa e negligente e por não investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
Muita gente questiona: Será que não foi de certo modo proposital o fato de a prefeitura deixar a dengue se alastrar para, com isso, beneficiar os hospitais privados e receber muitos recursos dos governos federal e estadual? A mesma omissão e a incapacidade da prefeitura em cuidar de modo eficaz da saúde da população é repetida no trato com os servidores que ficam sem reajustes e sem condições adequadas de trabalho.
Esses são motivos que fazem com que os servidores públicos municipais estejam nas ruas em campanha salarial e pela qualidade dos serviços. No dia 18 de abril, quinta, às 14 horas, uma nova assembleia será realizada na Praça Estação para denunciar essa situação e exigir que a prefeitura abra as negociações com os trabalhadores.
Atenciosamente,
Agentes Comunitários de Saúde de Belo Horizonte-MG.
(Disponível em: www.redebh.com.br/wa_files/PANFLETO_20DENGUE.pdf , Responda:
A) Para que serve um texto como esse?
B) Onde podemos encontrar esse gênero textual?
C) Qual o assunto dessa carta?
D) A quem é destinada essa carta?
E) Observe o trecho retirado dessa carta aberta e responda:
► Além de “conscientizar”, que outras intenções essa mesma carta poderia ter para com os leitores?
► A expressão destacada em vermelho pode ser considerada linguagem formal? Por quê?
► O que significa a expressão “tirar o corpo fora”?
► Agora é hora de escrever uma carta aberta!Escolha um dos temas propostos:
Tema 1 -Lugar de criança é na escola e não nos semáforos!
Tema 2- A água pode acabar um dia.
Ao produzir sua carta, defina seu destinatário (para quem você está escrevendo?).
Faça denúncias e reivindique soluções. Pesquise sobre o assunto em jornais, revistas, internet.
Coloque local, data e assine a carta.
Caro estudante, gostou de saber que as cartas ainda são muito utilizadas mesmo com o avanço tecnológico?
Espero que essa aula o tenha ajudado a refletir sobre a importância da leitura para uma boa escrita. Para escrever bons textos é necessário adquirir o hábito de ler frequentemente para ampliar o vocabulário no uso da linguagem formal.
Até breve!
Para saber mais
Para aprender mais sobre acarta aberta, acesse: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/carta-aberta Assista ao vídeo “Redação – Carta Aberta (Professora Aletheia Braga)”, disponível no canal Sala do Saber, no Youtube. Link: https://www.youtube.com/watch?v=NSjYThMkLLM |
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Estilo – Recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários: Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais. Estratégias de produção de textos |
HABILIDADES: (EF69LP12-B) Considerar no planejamento os contextos de produção, a forma composicional e o estilo de gêneros, a clareza, a progressão temática, a variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e os elementos cinésicos ( postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.). (EF69LP17-C) Perceber e analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens). (EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.). |
Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Ética e Cidadania