A relação entre o tempo e a história desperta um sentimento de nostalgia, ou seja, saudades do tempo vivido no passado. Nesta atividade, questionaremos o que é o tempo e o que ele tem a ver com a nossa formação, com a nossa identidade. Vamos lá?
ATIVIDADE 1
Acesse o link e assista ao vídeo da música “Oração ao Tempo”, com Maria Gadu. Convide seus familiares para ouvir com você.
ATIVIDADE 2
Agora, reflita sobre as seguintes questões:
– Sobre o que a letra da música está falando?
– Qual a relação da música com a sua vida?
ATIVIDADE 3
Faça uma lista de palavras da música que você não conhecia. Caso necessite, peça ajuda a seus familiares.
ATIVIDADE 4
Converse com alguém de sua família e explique a diferença entre as situações cotidianas de hoje e de como elas eram na sua infância.
ATIVIDADE 5
Agora, faça uma registro oral: grave um áudio ou um vídeo no WhatsApp, falando sobre como você tem organizado o seu tempo nesse período de distanciamento social.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família.(EAJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens…).(EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0173) Produzir textos orais, com diferentes intenções e que circulam na vida cotidiana.(EAJALP0153) Conhecer e utilizar os textos multissemióticos, reconhecendo a relação dos mesmos com a palavra escrita e sua significação. |
EAJA – Ética e Cidadania – 1° Segmento – 2ª Série