Olá, você sabe o que é onomatopeia.? Quer descobrir o que é e onde eu as encontro? Vamos embarcar junto nessa aventura. uhull
Atividade 1
Nessa atividade vamos assistir um vídeo para compreendermos o que são onomatopeias e como elas estão presentes no nosso dia a dia.
Onomatopeias o que são?
Vamos ver o vídeo abaixo e descobrir o que é essa palavrinha?
Atividade 2
Onde encontro onomatopeia?
Nas tirinhas e HQ.
Que legal.
Vamos ver esse vídeo.
Atividade 3
Veja as imagens abaixo, são de HQ e de tirinhas. Vamos identificar que sons são esses? Me ajudem?
Atividade 4 .
Vamos brincar?
“Buá! Ops! Bang! Eca! Trim-trim!” As imitações de sons através de palavras ou fonemas são as conhecidas onomatopeias. Essas figuras de linguagem correspondem aos barulhos de ações, objetos, expressões ou coisas, como de choro, trovão, risos…
Costumamos usar muitas onomatopeias com as crianças, especialmente com as menores, ao reproduzirmos sons, como do aviãozinho – na hora da refeição. Ou imitando o barulho dos animais, ao ensinar os pequenos sobre cada um deles, como brincadeiras como: “a vaquinha faz Muu, o cachorro faz au-au”. Essas figuras de linguagem ajudam na assimilação e aquisição da linguagem, ou seja, podem ajudar a criança a expandir seu vocabulário.
Além disso, as onomatopeias ajudam a compor o clima do texto, seja escrito ou narrado. Um texto de aventura, por exemplo, é normal que se usem onomatopeias como “Zum”, “Plof”, “Wow”, dando maior emoção à história!
Uma forma divertida de ensinar sobre onomatopeias para as crianças é assistindo aos vídeos de Mônica Toy, série baseada na história em quadrinhos Turma da Mônica, disponível no app da PlayKids.
Vamos baixar o APP PlayKids no link:
https://app.playkids.com/demo/monica_toy_
Os episódios mostram diferentes situações da turma e trabalham muito bem as onomatopeias. Que tal se inspirar nos episódios para fazer uma brincadeira em casa com as crianças? Assistam a alguns episódios juntos, depois peça que cada criança pense numa historinha para contar, mas com uma condição: a história deve usar o máximo de onomatopeias! Quem será que vai conseguir usar mais?
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Leitura de imagens em narrativas visuais |
Componente Curricular | Língua Portuguesa. |
Habilidades | (EF15LP14) Construir o sentido de tirinhas entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). |
Proponentes/ Professores: | Fernanda Rodrigues da Silva |
Instituição Educacional: | E. M. Stephânia Alves Bispo. |
CRE: | Brasil de Ramos. |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2º ano – Experiências e Curiosidades