As brincadeiras são aprendidas no contexto familiar, na instituição educativa, na comunidade e devem fazer parte da rotina das crianças. Ao brincar, a criança significa e ressignifica a realidade – fatos, situações, relações, hábitos e costumes – apropriando-se de conhecimentos e ampliando suas possibilidades de imaginação, de criação, de escolha e de tomada de decisões tornando o seu pensamento cada vez mais organizado e complexo. As brincadeiras são mediadas pela cultura e através delas as crianças se apropriam das diferentes linguagens, vivenciam experiências éticas, estéticas e artísticas.
A brincadeira pode ser considerada patrimônio cultural e imaterial de uma sociedade. E quem vai nos falar um pouco mais sobre esse assunto é professora Romilda Mendes. Vamos assistir?
Que tal promover um ambiente cheio de possibilidades para sua criança? Proporcione a ela situações que envolva o desenvolvimento e aprendizagem do raciocínio, da resolução de problemas, da imersão nas diferentes formas de expressão (musical, rítmica, gestual e etc.), bem como da apropriação de conhecimentos do patrimônio histórico e cultural.
Quer se inspirar? Assista ao vídeo produzido pelo canal “Ma me mi mo Música”. Nesse vídeo é possível aprender a brincadeira Pedra, papel e tesoura – brincadeira tradicional que foi passada de geração em geração. Quer aprender e se divertir? Clique na imagem abaixo.
A brincadeira já pode começar!
A proposta “Brincar de preservar” fez parte do Programa Conexão Escola com o tema O Brincar e a Cultura transmitido pelas TV Sagres (Canal 26) e TV UFG (Canal 15.1 UHF | 21 NET). Quer assistir na íntegra? Acesse os links abaixo!
Proponentes/Curadoria | NEC |
pProfessor(a) convidado(a) | Romilda Mendes |
Parceiros/autorização | Canal Omelete e Alexandre Canal As aventuras de Miau Canal Cantos da Carochinha Canal Ma Me Mi Mo música |
Educação Infantil – Crianças pequenas