Olá! Você sabia que existem variados instrumentos usados para medir? E que a escolha do instrumento de medida depende do que vai ser medido? E que para a universalização da medida há necessidade de instrumentos padronizados?
Os instrumentos de medida que utilizamos no nosso dia a dia (metro, litro, balança, relógio e outros ) variam de acordo com o que precisamos medir.
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo: Poesia Medida Certa: Grandezas e medidas
Reflita com seus familiares sobre a importância da utilização dos instrumentos de medidas no dia a dia das pessoas?
Porque medimos?
Quais os instrumentos de medidas que você conhece? Eles servem para medir o quê?
Escreva no seu caderno:
-Quais os instrumentos de medidas que aparecem na poesia?
-Para que servem as medidas?
-Você viu que a poesia fala sobre o tempo. Qual o instrumento de medida de tempo que aparece na poesia?
-No calendário aparecem o ano, mês, semana e dia. Escreva o dia, mês e ano do seu nascimento .
-Quantos anos você tem? Você acha que tem mais ou tem menos que 300 meses?
Saiba mais:
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo: Grandezas e medidas
Componente | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0128) Identificar o que pode ser medido (comprimento, capacidade, massa) e comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros. (EAJAMA0135) Estimar medida de comprimento e comparar com a medida real. (EAJAMA0138) Estimar, medir e comparar a grandeza de capacidade, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas, em contextos diversos. (EAJAMA0139) Estimar, medir e comparar a grandeza massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas, em contextos diversos. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 1ª Série