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Matemática – O uso de tabelas e gráficos em nossa vida

Olá educandos!
Nos informamos de várias maneiras, certo?

Através de jornais, sites, pelas reportagens de TV e muitas dessas informações podem ser apresentadas em forma de tabelas e gráficos para representar dados que foram apurados por pesquisas,

Quando vamos fazer uma redação a proposta pode trazer textos motivadores usando gráficos ou tabelas e precisamos escrever o que compreendemos dos números que são apresentados.


Exemplo desta forma é a proposta de redação do ENEM de 2015. Alguns gráficos falando sobre violência da mulher.


Acesse o link abaixo e verifique a proposta de redação acima:

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM%202015_DIA%202_05_AMARELO.pdf



Muitas vezes tabelas e gráficos são usados em várias áreas do conhecimento como: Geografia, Ciências, Matemática, Português e etc. Uma boa leitura e interpretação desses dados possibilita um conhecimento maior para estabelecer estratégias na resoluções de problemas.


Atividade 1

Assista ao vídeo abaixo para compreender os vários tipos de gráficos construídos e como interpretá-los.

“Como Interpretar todos os tipos de Gráficos” – Canal: Gênio da Matemática –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=P5N_fL1yD6A&feature=youtu.be

Atividade 2

Vamos refletir:

Os dados colocados em tabelas e gráficos norteiam tomadas de decisões dos nosso governantes.
Navegue pelo aplicativo (link abaixo) e veja como as informações ajudam na transparência e analise as ações tomadas para a COVID-19.
Aproveite para verificar como anda os casos em todas as regiões do Brasil.

https://susanalitico.saude.gov.br/#/dashboard/


Atividade 3

Agora é com você!
Escreva em seu caderno como podemos obter os vários dados colocados em uma tabela ou gráfico?
E como como podemos utilizar a informação que foi interpretada dos gráficos e tabelas em nosso cotidiano?


Saiba Mais |Referências:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. “O que é gráfico?”; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-quee/matematica/o-que-e-grafico.htm


Componente(s)
Curricular(res)
Matemática
Língua Portuguesa
Objetivos de
Aprendizagem e
Desenvolvimento
(EAJAMA0542) Interpretar e resolver situação-problema que envolvam dados de pesquisas, apresentadas pelas mídias e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar as conclusões.
(EAJALP0552) Analisar e relacionar a forma e o conteúdo de textos jornalísticos diversos.
Professor:Dayse Rodrigues Koziol
Instituição Educacional:Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva
CRE:Jarbas Jayme

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª série