Olá gente linda!!! Você vai navegar por assuntos que vivenciamos ao longo de nossa história e também em dias atuais. Vai entender como surgiu a festa junina em nosso país, os povos que a introduziram em nossa cultura e como uma pandemia modificou todo o cenário festivo de um país.
Vamos lá?!!
Atividade 1
Para começar, você deve ler o texto:
Origem das festas juninas
Por Daniel Neves
Graduado em História
Os historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Para melhor entendermos isso, é preciso considerar que o solstício de verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho.
As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.
Essa foi uma prática comum da Igreja Católica. Para facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos, fazia-se uma aculturação das festividades, adicionando-as ao calendário católico e acrescentando nelas elementos cristãos. Outra festa na qual essa prática se repetiu, por exemplo, foi a comemoração do Natal, que acontece todo mês de dezembro.
A cristianização da festa está diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão europeu, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24)e São Pedro (dia 29). Por fim, muitos elementos típicos das comemorações pagãs ganharam novo significado.
A chegada da festa junina ao Brasil
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições. Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.
Inicialmente, a festa possuía uma forte tom religioso – conotação essa que se perdeu em parte, uma vez que é vista por muitos mais como uma festividade popular do que religiosa. Além disso, a evolução da festa junina no Brasil fez com que ela se associasse a símbolos típicos das zonas rurais.
O crescimento da festividade aconteceu sobretudo no Nordeste, região que atualmente possui as maiores festas. A maior festa junina do país acontece na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba. Em 2017, a estimativa do evento era receber aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.
Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.
Esse texto nos ajudará a entender como a influência de povos europeus trouxeram para o Brasil festejos que foram modificados, enriquecidos, criando tradições, costumes por várias partes do país, transformando o mês de junho num dos maiores eventos populares e querido por todo território nacional.
Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm
Atividade 2
Essa atividade vai mostrar a origem da Covid-19, a necessidade de ações humanas que nem sempre eram visíveis, a importância de mudança de hábitos, os cuidados para nos proteger do contágio, evitando a propagação do vírus.
a) Por isso, chame seus familiares para assistir esse vídeo com você!
Vídeo: A origem do coronavírus: Como tudo começou?
b) Como se proteger?
É um texto para você e seus familiares lerem sobre as recomendações de prevenção à covid-19.
Acesse:
https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger
Atividade 3
Através de um texto de fácil leitura, você conhecerá conceitos que ajudarão a entender alguns termos muito usados nos dias atuais. Além disso, essa atividade mostrará porque o São João foi tão diferente em 2020, não ocorrendo as grandes festas de quadrilha nas escolas, igrejas, pavilhões de eventos. Vamos lá?!
a) No site do Brasil Escola, leia atentamente o texto e passe-o para seu caderno. Isso te ajudará a fixar melhor o conteúdo. Acesse o link abaixo:
https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/distanciamento-social.htm
b) Assista ao vídeo: São João na Pandemia – Cordel – Tio Som.
Acesse:
Saiba Mais | Referências:
Você notou a palavra “Solstício”, no texto sobre festa
junina? Veja o significado acessando o link abaixo:
Aprenda a fazer receitas fáceis e deliciosas para festa
junina acessando o link abaixo:
Comidas típicas de festa junina
https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/comidas-tipicas-festa-junina.htm
Componente(s) Curricular(res) | Geografia Artes |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | O sujeito e seu lugar no mundo; as manifestações culturais na formação populacional; (EAJAGE0801) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de influência cultural em diferentes tempos e lugares. (EAJAGE0803) Identificar manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. (EAJAGE0805) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização. (EAJAAR0801) Reconhecer a importância do estudo das Artes Visuais no contexto escolar, relacionando a teoria com as produções artísticas e trazendo sentidos e significados para o conhecimento pessoal e coletivo. (EAJAAR0805) Identificar e compreender os diferentes contextos e repertórios imagéticos presentes no cotidiano, desenvolvendo a autonomia na expressão artística pessoal e criando novas representações a partir da reflexão destas experiências. (EAJAAR0808) Investigar e explorar os elementos constitutivos das artes visuais. (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento, ritmo, textura, suportes, perspectiva, etc.) utilizando-os como procedimento de experimentação e tomadas de decisões em relação às produções pessoais. (EAJAAR0811) Identificar, refletir e dialogar sobre a diversidade e as interrelações dos elementos da linguagem visual presentes no cotidiano, como: outdoors, cenários, vitrines, roupas, adereços, objetos domésticos, acessórios, vestimentas, meios de comunicação, entre outros, analisando-os criticamente. (EAJAAR0820) Criar repertórios expressivos em artes visuais, de modo individual e colaborativo, tendo como referência temas de interesse pessoal ou coletivo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. |
Professor | Sandra Divina da Mota Corrêa e Jane de Cássia Rodrigues |
Instituição Educacional | Osterno Potenciano e Silva |
CRE | Jarbas Jayme |
EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries