Olá! Nessa atividade iremos perceber a utilidade da porcentagem para resolver problemas do cotidiano, podendo assim, aplicar conhecimentos prévios para resolver problemas variados.
Atividade 1
Assista o vídeo a seguir:
Leia e reflita sobre as respostas relacionadas às duas perguntas a seguir:
a) Qual compensa etanol ou gasolina?
b) Qual é o combustível mais econômico?
Agora é sua vez. Considere as seguintes situações:
Situação 1) Sejam os preços dos combustíveis: Etanol R$3,10 e Gasolina R$ 4,59.
Situação 2) Sejam os preços dos combustíveis Etanol:R$2,60 e Gasolina R$3,58.
Levando em consideração a “regra” de dividir o preço do etanol pelo preço da gasolina, responda: Em qual das situações acima é mais vantajoso o uso do etanol?
Depois que você fizer os cálculos (em cada situação você deverá dividir o preço do etanol pelo preço da gasolina) e responda: em qual das situações o etanol é mais vantajoso?
Atividade 2
Leia com muita atenção: “Você sabia que toda fração pode ser transformada em porcentagem? Por exemplo: 1/4 = 0,25=25%, outro exemplo: 3/5=0,6=60%. Então basta dividir o numerador (valor de cima) pelo denominador (valor de baixo), outra observação importante é que a porcentagem obtida representa o valor de cima em relação ao valor de baixo, por exemplo, 3/5=60%, ou seja, 3 vale 60% de 5, e também, 1/4=25%, ou seja, 1 vale 25% de 4.”
Após a leitura atenta que você acaba de fazer, assista os vídeos a seguir:
Agora responda: Se Juvenal comprou um produto por R$500,00 e na outra semana voltou para comprar o mesmo produto, que já não tinha o mesmo preço da semana passada, o produto passou a valer R$600,00, então, descubra qual foi o percentual de aumento?
Atividade 3
Leia com muita atenção: “Você sabia que para calcular qualquer porcentagem, basta, transformar a porcentagem em um decimal e depois multiplicar? Por exemplo, 31% de 50, então, temos que 31%=0,31, agora é só fazer a multiplicação: 0,31.50=15,5.”
Após a leitura atenta que você acaba de fazer, assista aos vídeos a seguir:
Agora responda: Um tênis custa R$ 450,00 e sofreu um desconto de 15%, qual será o preço desse tênis após o desconto?
Componente(s) Curricular(res) | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0705) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolva porcentagens, no contexto da educação financeira. |
Professor | Suzana Cristina Corrêa da Cruz |
Instituição Educacional | Escola Municipal Recanto do Bosque/Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista (coletivo único) |
CRE | Eaja-Bretas(Maria Helena Batista Bretas). |
EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries