You are currently viewing Língua Portuguesa – Como posso ajudar minha família?

Língua Portuguesa – Como posso ajudar minha família?

Assistia o vídeo e conheça um pouco da história da família de Marcelo:

Canal: Marisildabiblioteca “a família do Marcello” – https://www.youtube.com/wa

Existem muitas configurações de famílias, independentemente de suas características é na família que você aprende os valores e regras para viver em sociedade.  Escreva o nome das pessoas que convivem com você e quais as responsabilidades de cada um em sua casa.


Assista o vídeo e descubra algumas maneiras de ajudar a sua família:

Canal :Professora Jessica “cooperação em família” – https://www.youtube.com/watch?v=Hc_GrZG4wKI

Agora que descobriu como cooperar em casa, que tal criar uma lista? Você sabe o que é lista? 

Lista é um texto que traz as palavras ou frases colocadas um abaixo da outra, como forma de organizar o que se planeja fazer. Existem vários tipos de listas: de compras, de materiais escolares, telefônica e de brinquedos. Observe as listas abaixo:

Lista de deveres domésticos
Tirar a poeira;
Lavar a louça;
Passar aspirador de pó;
Recolher e pendurar roupas do varal;
Preparar lanchinhos;
Colocar o lixo para fora;Cuidar dos animais.
Lista de compras
Arroz;Feijão;Macarrão;Molho de tomate;Legumes;Frutas;Pão de forma;Leite.
Lista de materiais escolares:
2 Cadernos capa dura;1 massinha de modelar;1 caixa giz de cera;1 caixa de lápis de cor;1 tubo de cola. 

Agora, escreva uma lista de coisas que você pode fazer para ajudar sua família em casa. 

Até breve!

Para saber mais:

Canal: Smile and Learn “Árvore  Genealógica para crianças” –https://www.youtube.com/watch?v=pZvhBKdoMAA

Canal : Luana Ferronatto “Música Família” – https://www.youtube.com/watch?v=EpDKjnRvWqM

OBJETOS DE CONHECIMENTO:
 Língua Portuguesa:  Escrita autônoma e compartilhada: Produção de textos
HABILIDADES:Língua Portuguesa:  ( EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes, listas, recados e cartas, entre outros, em meio impresso e/ou digital, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2º ano – Ética e Cidadania