You are currently viewing Números naturais

Números naturais

Chegou a hora da matemática. Apresentaremos aqui atividades voltadas para o reconhecimento e a importância dos números naturais.

Em nosso dia a dia os números se fazem presentes, nos auxiliando na contagem de quantidades, indicando ordem e código para a organização de informações. Enfim, os números naturais fazem parte do nosso viver.


ATIVIDADE 1

Vamos ler o texto? 

Número é um símbolo para representar quantidades.  

Os números surgiram há muitos anos atrás, quando os homens primitivos começaram a ter a necessidade de contar objetos e animais. Até chegar aos números de hoje os homens das cavernas utilizaram de várias formas de contagem, como por exemplo: os dedos, as pedras, os ossos, os desenhos nas paredes das cavernas, os nós em cordas… Depois disso, foram surgindo outras maneiras de contar, entre elas a forma de contagem dos egípcios, romanos, até chegar à forma que conhecemos hoje, pois eles estão por toda a parte. 

Os números têm influência marcante em nossa vida. Diariamente, desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir, estamos sob o domínio dos números.

Acordamos numa determinada hora, tomamos uma determinada quantidade de café ou suco, comemos outra quantidade de pão, torrada ou frutas;

Utilizamos determinado ônibus, metrô, táxi ou dirigimos nosso próprio carro; utilizamos dinheiro, talão de cheques, pagamos contas, telefonamos, enfim, realizamos uma série de atividades nas quais o número está presente. 

Acredita-se que as primeiras contagens tenham surgido a partir da criação das tribos ou clãs, quando surgiu o sentimento de posse ou propriedade, com a necessidade de o homem enumerar seus bens. 

As primeiras contagens acreditam-se, surgiram através dos dedos das mãos, dos pés, para futura utilização de pedrinhas, riscos, até a utilização dos alfabetos já criados, atribuindo a cada letra um valor numérico. 

Disponível em:

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=223


ATIVIDADE 2

O que mais lhe chamou a atenção no Texto da Atividade 1? 

E para complementar seu entendimento sobre os números, convido você a assistir um vídeo.

Acesse o link abaixo, e depois responda se atualmente poderíamos viver sem os números?

“02 – Números do nosso dia-a-dia – Matemática – Ens. Fund. – Telecurso” – Canal: Novo Telecurso – Link: https://www.youtube.com/watch?v=6HNOg12ExEI

Considerando as discussões anteriores responda as questões: O que são números e para que eles servem?  

– Vocês utilizam números em seu cotidiano? Em quais situações?  

– Quantas letras possui seu nome? 

– Qual a sua idade? 

– O número do meu telefone é : 

– Minha altura é ____________ (Pegue uma fita métrica e peça para alguém medir a sua altura). 

– Número do meu documento de identidade: 

– Número de filhos:  


Faça a leitura do texto a seguir: 

Fique sabendo:

A “camisa 10” da seleção brasileira de futebol tornou-se um símbolo nacional, graças a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.  Ele usou a “camisa 10” da seleção pela 1ª vez aos 17 anos, quando disputou a copa de 1958. Nessa época, Pelé jogou tão bem que foi apelidado de “Rei do Futebol”.  

Pelé ainda jogou em mais 3 copas, disputando um total de 114 jogos pela seleção. Em toda a sua carreira de jogador de futebol, o Rei marcou mais de 1000 gols, sendo 98 gols em jogos da Copa do Mundo. 

Disponível em:

https://www.bol.uol.com.br/listas/voce-consegue-se-lembrar-desses-16-camisas-dez-do-brasil-em-copas.htm

Baseado no texto acima, indique um número usado:  

a) como código:             c) para ordenar:  

b) para contar:               d) para indicar idade:


Para saber um pouco mais sobre esse tema acesse os links abaixo: 

https://escolakids.uol.com.br/matematica/conhecendo-os-numeros.htm

“Matemática Os números em nosso cotidiano” – Canal: marco paone
Link: https://www.youtube.com/watch?v=xEwsbsCbNpc

http://turmasnormalmedio.pbworks.com/w/page/60372699/A%20import%C3%A2ncia%20do%20n%C3%BAmero%20no%20dia-a-dia#:~:text=Os%20algarismos%20nos%20ajudam%20n%C3%A3o,mais%20do%20que%20uma%20forma


ComponentesObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social.

Professor/ProponenteEliana Rosa
Instituição Educacional: Escola Municipal Joaquim Câmara Filho 

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 1º Segmento – 1ª Série