Olá criança! Tudo bem? Hoje vamos conversar sobre o tempo. Mas para isso, responda: O QUE É O TEMPO? Difícil responder essa pergunta, não é? Parece que não tem resposta, mas tem sim e nessa atividade de hoje aprenderemos sobre de que tempo estamos falando, como o tempo passa e o que fazemos com o tempo que temos no dia a dia. Então, vamos lá?
ATIVIDADE 1 – Vamos assistir ao vídeo com o poema musicado – O relógio?
E então? Gostou do poema? Quem o escreveu foi um escritor chamado Vinícius de Moraes. E do que fala o poema? Quando falamos em tempo, precisamos explicar de que tipo de tempo estamos falando, e para isso, ouvir com atenção esse poema musicado é muito importante. Esse poema que virou música fala de que tipo de tempo? O tempo relacionado ao CLIMA, se está fazendo frio ou calor, ou à passagem de HORAS no relógio? Converse com o seu responsável sobre isso e responda essa pergunta em seu caderno.
ATIVIDADE 2 – Senta que lá vem história!
Agora, pensando sobre o tempo… Vamos conhecer um menino muito esperto que entendeu que durante o dia, conforme o tempo vai passando, ele pode fazer muitas coisas legais. Peça a um adulto para ler pra você a história DE HORA EM HORA da escritora Ruth Rocha e divirta-se!
ATIVIDADE 3 – Escrevendo a sua rotina
Você percebeu que Marcelo, o personagem principal de nossa história, foi contando o que ele fazia durante o dia, conforme o tempo ia passando?
E você? O que faz durante o seu dia? Converse com seu responsável sobre isso e relate/conte o que você faz durante o dia. Depois escreva em seu caderno ou em uma folha, com a ajuda de um adulto, o que você faz de hora em hora.
ATIVIDADE 4 – Estudando a palavra HORA
Leia a palavra HORA em voz alta e devagar com ajuda de um adulto ou, se você já conseguir sozinho. Você observou que a palavra HORA não começa como falamos, ou seja, com a vogal O? Mas sim com a consoante H? Isso acontece porque a letra H, quando colocada no início das palavras, não tem som. Você conhece outras palavras em que isso acontece? Pesquise com seu responsável ou em algum site da internet palavras iniciados com a letra H e faça uma lista com 5 palavras em seu caderno ou em uma folha, separe as sílabas e depois escreva frases. Capriche na letra, você é capaz!
Saiba Mais /Referências:
Objeto de Conhecimento | Medidas de tempo – suas relações Compreensão em leitura – assunto do texto Relação entre fala e escrita Características do sistema de escrita alfabética Apreciação de textos do campo artístico literário |
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Matemática |
Habilidades | (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. (EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição. (EF01MA16-A) Relatar uma sequência de acontecimentos relativos a um dia em linguagem verbal ou não verbal, utilizando esquemas, desenhos e números com sentido de ordem, como primeiro, segundo, bem como a descrição: primeiro, me levantei; depois, me arrumei; às 7h saí para a escola. |
Proponentes/ Professores: | Luciana Ferreira Monteiro Cordeiro |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Ayrton Senna |
CRE: | Coordenadoria Regional de Educação Brasil Di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da infância – Turma A – 1º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo