You are currently viewing Língua Portuguesa – Brincando com as palavras

Língua Portuguesa – Brincando com as palavras

Você vai brincar com as palavras. As quadrinhas populares são muito usadas em desafios, jogos de adivinhações e provérbios, são poesias  populares, trovas simples criadas pelo povo. Compostas por quatro versos (dai vem o nome) se caracterizam por possuir rimas e escritas muitas vezes incorretas.


Atividade 1: 

Assista ao vídeo que explica o que é uma quadrinha, cante e dance com alguém de sua casa.

Badulaque – Quadrinha

Canal: Duo Badulaque“Badulaque – Quadrinha”- https://www.youtube.com/watch?v=oiM1ABo9NIc

Agora, escolha uma das quadrinhas cantadas no vídeo e faça um belo desenho em seu caderno.


Atividade 2:

Peça para alguém fazer a leitura da quadrinha para você:

Observe: 

Agora, pinte as silabas iguais em cada conjunto de palavras.

Plano de Aula - 1º ano - Língua Portuguesa - Brincar de rimar - palavras  que rimam

Assista ao vídeo para conhecer  mais palavras com rimas.

Canal:Roberta Paciência“VAMOS RIMAR? Aprenda a rimar de forma divertida e musical.” – https://www.youtube.com/watch?v=ZjoOT4bp2AE

Atividade 3: 

Agora, que você descobriu que várias palavras podem terminar com o mesmo som, pesquise em revistas e jornais, palavras que rimam com seu nome e cole-as em seu caderno.


Saiba Mais | Referências:

Canal:
Roberta Paciência”VAMOS RIMAR? Aprenda a rimar de forma divertida e musical.” – https://www.youtube.com/watch?v=ZjoOT4bp2AE

Objeto de ConhecimentoProtocolos de leitura; Construção do sistema alfabético; Relação fonema e grafema; Linguagem não verbal; Produção de texto oral.
Habilidades(EF01LP01-A) Reconhecer que a leitura e escrita acontecem da esquerda paraa direita e de cima para baixo, linha de verticalidade.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(GO-EF01LP36) Identificar palavras em que um fonema é distintivo, relacionando-as a sua representação gráfica: [p]ato (pato)/ [m]ato (mato)/ [f]ato(fato)/ [3]ato (jato)/ [g]ato (gato).
(EF01LP16)Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula eem apresentações públicas.

Proponentes/ Professores:Renata Gonçalves Silva Miranda
Instituição Educacional:Escola Municipal Cel Getulino Artiaga
CRE:Central

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância- Turma A – Experiências e Curiosidades