Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 8ª SÉRIE da Eja.
Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Nessa atividade de hoje iremos falar sobre Obesidade, e entender como os conteúdos de Educação Física podem ajudar a combater essa doença, que se tornou o grande mal do século XXI.
A obesidade decorre da interação entre fatores genéticos, culturais e familiares. A cada dia o número de pessoas acima do peso cresce de forma exponencial no Brasil. Segundo pesquisas do Ministério da saúde, o número de obesos no país aumentou 67,8% entre 2006 e 2018. Devido a diversas razões, muitas pessoas demoram a se enxergarem e a se aceitarem como obesos, e é onde a doença cada vez mais, vai se complicando.
A nível populacional, calcular o IMC, é a melhor maneira de saber se você está obeso. Lembrando que esse cálculo é só para adultos e idosos, o cálculo para crianças e adolescentes é diferente.
O acúmulo de gordura mais perigoso é o que se concentra na região abdominal. Segue a tabela para que você visualize melhor os dados.
Assim, no que se refere à obesidade, é possível afirmar que ela pode predispor a doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado, diabetes, problemas respiratórios, alguns cânceres, desgaste articulares, além de prejudicar a autoestima, causando problemas psicológicos, como a depressão, devido ao estigma social. A obesidade é um assunto sério e precisamos disseminar informações sobre o assunto de maneira responsável e respeitosa, visando mostrar o caminho para uma vida mais longa e saudável.
ATIVIDADE 1
Calcule, aí da sua casa, seu IMC e sua circunferência abdominal. E procure com urgência um médico caso suas medidas seja de risco. ATENÇÃO! Todas as informações contidas nessa atividade não substituem uma consulta médica, mas o orienta e o alerta dos perigos da obesidade. Mas mesmo antes de ir a uma consulta médica, você pode começar a mudar seus hábitos e estilo de vida. Afinal, alimentação saudável e atividade física compõem os dois principais pilares para o emagrecimento.
ATIVIDADE 2
Existem diversos estudos que comprovam a eficiência da musculação e do HIIT, que é o treino intervalado de alta intensidade, para o emagrecimento. A dança também é uma ótima opção, o importante é movimentar para consumir calorias. Que tal começar agora com uma aula de zumba? Zumba é uma mistura de ginástica aeróbica com dança, que acontece de forma descontraída e cheia de ritmo. Mesmo quem não sabe dançar, aprende a executar passos de danças misturados a movimentos de ginástica localizada, ao som das músicas do momento. Vamos dançar agora? Se liga aí na coreografia do professor Leozinho, disponibilizada no vídeo abaixo, dance junto com ele e divirta-se.
Gostou de dançar zumba? Espero que você tenha compreendido que a obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Alimente-se bem e movimente-se. Procure sempre orientações de profissionais da área, nutricionistas, médicos e seu professor de Educação Física. Não se deixe enganar por dietas e remédios milagrosos que colocam em risco sua saúde e sua vida. Mude seus hábitos, para viver mais e melhor!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0825) Praticar diferentes combinações dos elementos constitutivos da dança (ritmos, espaço, gestos). (EAJAEF0828) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente na dança, propondo compreensão e superação dos mesmos. |
Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres