Olá! Você já reparou que o Brasil é um país com grande extensão territorial e por isso temos como característica uma diversidade cultural muito rica? E você sabia que a diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos?
Aproveite esse momento tão importante e convide seus familiares para participarem com você e conhecerem sobre os ASPECTOS DA CULTURA BRASILEIRA E SUAS DIVERSIDADES através da atividade 1.
ATIVIDADE 1
Vamos assistir ao vídeo? Logo após você e sua família poderão conversar sobre como vocês percebem a diversidade cultural do nosso país.
Assista o vídeo abaixo e veja o Brasil representado por Jorge Bem Jor.
ATIVIDADE 2
Leia o texto que está na imagem e logo após responda em seu caderno.
1 – O que é Diversidade Cultural?
2 – Quais hábitos do seu dia-a-dia são heranças culturais de seus familiares?
3 – Das diferenças citadas no texto, quais você acredita que possa acarretar discriminação ou preconceito?
ATIVIDADE 3
O texto a seguir fala da cultura da nossa região Centro- Oeste e suas peculiaridades.O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.
Link: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm
AGORA É COM VOCÊ:
De acordo com o texto acima, responda em seu caderno:
1 – Qual é a origem da culinária da nossa região?
2 – Dos pratos típicos da nossa culinária, quais os que você mais aprecia?
Saiba Mais | Referências:
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm
Componente(s) Curricular(res) | Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAGE0402) Identificar elementos estruturadores da formação sociocultural do espaço vivido, valorizando os aspectos regionais. |
Professor: | Vânia Santos Lisita e Niuzelei Gonçalves de Oliveira |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Abrão Rassi |