Olá pessoal. Vocês já pararam para pensar no que são as fábulas? Nesta aula abordaremos o significado de fábula e aprenderemos também sobre sua origem. Já que não era uma narrativa destinada a crianças, tanto as fábulas de Esopo, quantos as medievais tinham como ouvintes os adultos, era uma forma de aprendizagem, ou melhor, de reflexão sobre os atos cometidos, ou ainda, evitar que se cometessem atitudes que não estivesse de acordo com a moral vigente. As fábulas recebem influência de costumes, tradições e valores culturais dos lugares que passam. Sempre com um imaginário fantástico. Abordaremos ainda a importância da fábula com sua lição de moral que nos possibilita a olhar para a mesma história e ver elementos semelhantes e divergentes quanto aos valores entre épocas distantes. Convido a todos a participar desse mundo fantástico, refletindo enquanto realiza as atividades propostas.
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo abaixo. Saiba um pouco mais sobre as fábulas… esse gênero literário tão interessante e educativo. Características, origem, principais autores, e exemplos. Convide sua família para assistir:
ATIVIDADE 2
Reflita sobre o vídeo:
Você acredita que as fábulas ainda são atuais no nosso dia a dia e por isso tem uma importância muito grande na nossa cultura?
ATIVIDADE 3
Agora você vai responder as questões abaixo relacionadas ao vídeo fábula… do Pedro Rafael. Não precisa transcrever a pergunta, apenas numere-as e responda.
a) Nas fábulas os personagens são pessoas. Verdadeiro ou falso?
( ) verdadeiro ( ) falso
b) Nas fábulas os personagens tem características de:
( ) humanos ( ) animais ( ) objetos?
c) Ao final de uma fábula tem sempre uma/um…
( ) piada ( ) um final feliz ( ) moral
d) Durante o vídeo, foi mencionado um famoso escritor de fábulas, quem ele é?
( ) Esopo ( ) Platão ( ) Cora Coralina
ATIVIDADE 4
Leia esta fábula para responder as questões de A até C
A minhoca e a serpente
“Uma minhoca via uma serpente que dormia à sombra de uma figueira. Com inveja de seu tamanho, quis igualar-se a ela. Esticou-se tanto que terminou se despedaçando”.
(Esopo. Fábulas. Porto Alegre; LeM, 2009.P.133. )
a) Na frase, “Com inveja do seu tamanho” a expressão refere-se;
( ) Ao tamanho da serpente.
( ) Ao tamanho da minhoca.
( ) A sombra da figueira.
( ) Ao sono da serpente.
b) A palavra “seu” utilizada na história tem sentido de:
( ) Posição
( ) Indefinição.
( ) Posse.
( ) Dúvida.
c) Dos provérbios a seguir, assinale aquele que sintetiza a ideia principal do texto:
( ) As aparências enganam.
( ) É melhor prevenir que remediar.
( ) Quem tudo quer, tudo perde.
( ) Quem não deve não teme.
ATIVIDADE 5
Gravando seu próprio vídeo.
Escolha uma das fábulas relacionadas abaixo e conte-as no seu grupo de WhatsApp de colegas e professores. Vai ser uma experiência sensacional. Você vai gostar. Se não souber de nenhuma, pode pesquisar nos Links de referência onde você encontrará várias sugestões.
As fábulas mais celebradas de Esopo
– A tartaruga e a lebre.
– O lobo e o cordeiro.
– A formiga e o escaravelho.
– O asno e a carga de sal.
– O lobo e as ovelhas.
– O cervo e o leão.
– O cão e sombra.
– O lobo e o cão.
Saiba Mais | Referências:
Vamos então a algumas sugestões de sites e links para ajudá-los a aumentar o repertório de conhecimentos sobre o tema fábulas:
Componente(s) Curricular(res): | Língua Portuguesa Arte |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0150) Identificar as finalidades e funções de textos a partir do exame de seus suportes. (EAJALPO174) Compreender características e ampliar o repertório na produção de textos orais que envolvam os recursos audiovisuais. (EAJALPO175) Produzir textos em áudio e vídeo que abordam temas da vida cotidiana. (EAJALPO124) Conhecer, valorizar e trazer na memória a literatura vivenciada nos tempos da infância, retomando a sensibilidade artística, a nostalgia e fruição dos textos de memória. (EAJALPO129) Reconhecer a importância das tradições. (EAJALP0417) Reconhecer a função social de textos em diferentes épocas da vida. (EAJALP0424) Usar diferentes estratégias de leitura: formulação de hipóteses (antecipação e inferência) e verificação de hipóteses (seleção e checagem). (EAJALP0425) Identificar a ideia central do texto. (EAJAAR0303) Desenvolver processos de interpretação, simbolização e ampliação do repertório imagético do cotidiano. |
Professor: | Francisco Pereira de Sousa Filho |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Residencial Itaipu |
EAJA – 1º Segmento – 3ª e 4ª Série – Ética e Cidadania