Olá! Em tempos de pandemia o que não pode nos faltar são informações para que possamos entender e passar por esse triste acontecimento de forma mais segura, por isso, nessa atividade vamos conhecer um pouco mais sobre o gênero notícia.
Esse tipo de texto faz parte do campo jornalístico e está presente nos principais meios de comunicação. Compreender a sua estrutura ajuda a ver como os fatos são abordados e interpretados na sociedade. Importante ver também, principalmente neste momento de pandemia, o quanto expressões da Língua Inglesa estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e vamos nos apropriando delas quase sem consciência disso. Pensando nisso, vamos ler a notícia que segue:
Atividade 1
Leia a notícia abaixo e reflita…
MEIO BILHÃO
Pronto, o Facebook chegou lá. Meio bilhão de usuários. No mundo inteiro, a cada 14 pessoas, uma está na rede social que, agora, se firma definitivamente como a maior do mundo. A marca vem sendo aguardada desde abril deste ano, quando foi divulgado, durante a conferência F8, que o Facebook possuía 400 milhões de usuários. Já na ocasião, com o lançamento da possibilidade de o botão “Like” ser usado em outros sites, analistas de tecnologia diziam que a marca do meio bilhão estava próxima e seria atingida em poucos meses, devido ao crescimento que a plataforma Open Graph traria. Dito e feito. Quem deu a notícia foi o próprio Mark Zuckeberg, criador e atual CEO do Facebook. No vídeo divulgado pelo blog oficial da rede, Zuckerberg afirma que nunca imaginou tantos jeitos de as pessoas usarem o Facebook quando lançou o site há seis anos. “Eu quero agradecer a você por ser parte do que o Facebook é hoje e por espalhá-lo pelo mundo”, disse. Também foi anunciado o lançamento do Facebook Stories, uma coletânia de histórias contadas por usuários, relatando como a rede social mexe com suas vidas. Um aplicativo com mesmo nome vai permitir que todos compartilhem sua história com a rede social na própria rede social.
Fonte: PERALVA, Carla. Meio bilhão. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/geral,meio-bilhao,10000043552. Acesso em: 22 jul. 2010
Atividade 2
Assista ao vídeo sugerido em seguida para compreender um pouco mais sobre o gênero notícia.
ATIVIDADE 3
Após assistir ao vídeo, volte no texto acima e responda anotando em seu caderno:
O quê foi noticiado?
Qual o público alvo da notícia?
Onde a notícia foi veiculada?
ATIVIDADE 4
As notícias são textos jornalísticos, publicados com a intenção de informar o leitor sobre assuntos relevantes da atualidade. Você acha que o texto Meio bilhão possui a relevância necessária para ser publicado num jornal de grande circulação?
ATIVIDADE 5
Você conhece o significado das expressões em inglês no texto? Quais outras palavras em inglês você têm ouvido neste tempo de pandemia? Leia o texto e assista aos vídeos sugeridos nos links. Em seguida, faça uma lista destas palavras em inglês no seu caderno.
ATIVIDADE 6
Você conhece o termo “Fake News?” Pesquise um pouco mais sobre este assunto em Saiba Mais /Referências.
Link(s) da(s) imagem(s) e/ou vídeo(s) | https://www2.ifal.edu.br/noticias/o-covid-entrou-em-nossa-vida-e-junto-com-ele-inumeras-expressoes-em-ingles-veja-quais https://www.youtube.com/watch?v=yunxz71mvT8 |
Saiba Mais /Referências: | https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-sao-fake-news |
Componente(s) Curricular(res) | Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAPO503) Ler e apontar os efeitos de neutralidade em gênero jornalístico (EAJAPO504) Identificar as características composicionais do gênero notícia (EAJAPO518) Apontar a ideia central e demonstrar a compreensão global do texto lido. (EAJALI0514) Compreender a situação comunicativa (interlocutores, finalidade, ou propósito, circulação, linguagem, organização, estrutura ou tema do texto) para a produção textual (EAJALI0513) Fazer inferências e deduções para interpretar textos, levando em conta o tema e o gênero textual. (EAJALI0525) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade local (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e no âmbito acadêmico e profissional. (EAJALP0601) Identificar as marcas das posições do sujeito socioideológico no texto. (EAJALP0604) Identificar as diversas tipologias textuais (prescritiva, descritiva, argumentativa e injuntiva) em textos jornalísticos. (EAJALP0628) Compreender o tema, o estilo e a estrutura do gênero lido. (EAJALI0611) Compreender e utilizar recursos linguísticos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte) para reconhecer a escrita em diferentes textos midiáticos ou não. (EAJALI0605) Compreender as estruturas que compõem um texto para o entendimento de sua finalidade, considerando a situação comunicativa (interlocutores, finalidade, circulação, linguagem, organização, estrutura e tema do texto). (EAJALI0606) Identificar a ideia principal de um texto para o reconhecimento de sua organização textual. |
Professor: | Maria Elisa C. M. Telles Gustavo Henrique Pires |
Instituição Educacional: | E.M. Renascer |
CRE: | Jarbas Jayme |