You are currently viewing Arte – Um passeio pela Matemática através da Música

Arte – Um passeio pela Matemática através da Música

Olá! Você sabia que é possível conhecer as relações de grandezas numéricas entre as figuras rítmicas musicais e seus valores de duração, desenvolvendo as quatro operações matemáticas com uso de símbolos musicais?

Vocês sabiam que a música e a matemática estão interligadas? Tanto a Música como a Matemática estimulam o raciocínio lógico e o desenvolvimento de importantes habilidades, tais como atenção e concentração. Vamos aprender um pouco como ocorre essa ligação? Para começar, assista o vídeo abaixo:

“Semínima, mínima e semibreve – Figuras musicais – Aprender os ritmos para a aula de música” – Canal: Smile and Learn – Português
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=gLzCgurdl5E

Atividade 1

Você gostou do vídeo? Percebeu que ele traz muitas informações entre a música e a matemática? Escreva em seu caderno as perguntas abaixo e responda com suas palavras:

  1. O que é um metrônomo?
  2. Qual é o nome das figuras musicais apresentadas?
  3. Qual é a duração de cada uma delas?
  4. Para que serve a pausa musical?
  5. Qual é a pausa apresentada no vídeo mais longa?
  6. Qual delas é a pausa mais curta?

Atividade 2

Você notou que o vídeo apresentou os valores das figuras musicais? Observe o quadro abaixo para fazermos alguns cálculos com elas:

a) Se somarmos uma semínima e uma semibreve, qual é o resultado?

b) Qual é o valor da soma de duas semínimas, quatro mínimas e duas semibreves ?

c) Quanto é duas vezes uma mínima mais quatro vezes a semibreve?

d) Qual é o valor de 4 semibreves multiplicado por uma mínima?

e) Represente a conta que indica 6 vezes uma semibreve, mais 4 vezes uma mínima, menos 5 vezes uma semínima.


Atividade 3

Agora Vamos fazer as operações de adição e subtração com as figuras musicais e você indica apenas o resultado, se necessário consulte o quadro dos valores acima ou volte no vídeo. Veja um exemplo que preparamos para você:


Atividade 4

Você já ouviu falar de Ludwig Van Beethoven? Foi um dos maiores músicos de todos os tempos. Ele fez músicas para vários instrumentos musicais e orquestra. Ouça um trecho de sua mais famosa Sinfonia (a nona sinfonia) conhecida como “Ode à Alegria” no link abaixo:

“Ode To Joy (Hino À Alegria)” – Canal: Claudio Loureiro
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=PfOpAH2dcEY

Agora observe abaixo a imagem com a escrita musical (partitura) de um trecho dessa música.

A seguir responda as questões que se pede.

Fonte: http://seisoitavascp2.blogspot.com/2012/03/ode-alegria-da-9-sinfonia-de-beethoven.html

a) Qual é a soma de todos os números que aparecem nessa escrita musical?

b) Quantas semínimas você vê nessa imagem?

c) Quantas mínimas existem nessa imagem?

d) Desenhe as figuras musicais que você ainda não sabe o nome.

e) Explique como ocorrem as divisões das figuras nessa escrita musical. De quantos em quantos tempos elas se dividem?


Link(s) da(s) imagem(s) e/ou vídeo(s)http://seisoitavascp2.blogspot.com/2012/03/ode-alegria-da-9-sinfonia-de-beethoven.html
Saiba Mais | Referências:https://www.descomplicandoamusica.com/figuras-musicais/ https://www.descomplicandoamusica.com/matematica-na-musica/ https://www.professormarcosgomes.com/
Componente(s) Curricular(res)Arte-Música Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAAR0749) Reconhecer elementos, classificar e organizar as estruturas musicais dos diferentes gêneros e estilos. (EAJAAR0751) Nomear, identificar, interpretar, conceituar e utilizar os elementos constitutivos da música (melodia, ritmo, harmonia) com exemplos da música instrumental e erudita;
(EAJAMA0710) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações fundamentais.
(EAJAAR0858) Apreciar e avaliar sons oriundos de diversas fontes sonoras para interpretá-los através da prática de composição / criação, execução.
(EAJAMA0819) Resolver situações-problema que envolva a razão entre duas grandezas de espécies diferentes.
Professores:Diego Diogenes Dourado Marcos Gomes da Silva
Instituição Educacional:Escola Municipal Renascer
CRE:Unidade Jarbas Jayme