You are currently viewing História – Mudanças no mundo diante da pandemia do CORONAVíRUS

História – Mudanças no mundo diante da pandemia do CORONAVíRUS

O que você sabe sobre essa pandemia? O que é coronavírus? O novo coronavírus (COVID-19) é uma doença que tem colocado em alerta todo o mundo já que é altamente contagiosa, provocando vítimas fatais sem distinção de idade, cor, sexo, classe social. A Covid 19 alterou o modo como as pessoas interagem umas com as outras. Vamos refletir mais sobre esse assunto?


Atividade 1

A pandemia do novo coronavírus Covid-19 já infectou mais de 19 milhões pessoas em centenas de países, com milhares de casos mortais. Leia o texto e conheça um pouco mais sobre o assunto.

CORONAVÍRUS

      O aparecimento de epidemias já ocorria em séculos passados e a propagação  foi se tornando cada vez mais eficaz acompanhando os avanços obtidos com as novas tecnologias criadas pelo homem, o que facilitou um  mundo  Globalizado, face a  facilidade de comunicação e  de mobilidade social entre países do planeta.

       Os primeiros casos de Coronavírus ficaram conhecidos no final de 2019, quando a Organização Mundial da Saúde foi comunicada a respeito de vários casos de pneumonia, sem causa definida, ocorrendo na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. No dia 7 de janeiro de 2020, as autoridades identificaram o agente causador da doença. Rapidamente a COVID-19 espalhou-se por vários locais do planeta, levando a OMS a classificar a doença como uma PANDEMIA. Até o dia 31 de março de 2020, 846.577 casos haviam sido confirmados e 41.944 mortes haviam ocorrido no mundo. Hoje os números apresentam assustadores e aumentam muito a cada dia.


Atividade 2

A partir das informações do texto e de suas reflexões, converse com sua família e como essa pandemia (COVID 19), tem afetado a sua vida e a de sua família? Registre sua resposta no caderno.


Atividade 3

Surto, epidemia, pandemia e endemia: Você sabe a diferença? Atualmente, a palavra “pandemia” está sendo veiculada à muitas manchetes do dia a dia. Com a crise do COVID-19 espalhada pelo mundo e seus números de casos alarmantes, autoridades foram obrigadas a definir status da doença em âmbitos local, nacional e internacional. E a escala para a nova enfermidade pode ser dividida entre surto, epidemia, endemia e pandemia. Mas você sabe dizer qual a diferença e quando cada uma pode ser utilizada? Acesse o link assista ao vídeo e entenda a diferença entre eles. Convide sua família para assistir com você.

“Diferença entre: SURTO, EPIDEMIA, PANDEMIA e ENDEMIA” – Canal: JBO Ciência
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=RSBHMDUi0cg

Gostou do vídeo? Você percebeu que existem diferenças entre surto, epidemia, pandemia e endemia? Registre no seu caderno as principais características de cada uma delas.


Atividade 4

A Pandemia – COVID 19, não alterou apenas a vida dos brasileiros. Ela alcançou o mundo todo. Qualquer fato que ocorre em qualquer lugar do mundo, pode produzir efeitos imediatos em outros lugares. A globalização não é um processo de comunhão simplesmente político-econômico, mas também social, cultural, compreendendo problemas que podem ir de ecológicos a problemas de saúde pública.

Acesse o link abaixo e leia este outro texto para saber mais sobre o assunto.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/pandemias-o-que-e-e-como-a-globalizacao-potencializa-o-problema.htm


Atividade 5

Após a leitura, em seu caderno elabore um texto explicando como a globalização potencializa o problema da pandemia.

Até a próxima!


Link(s) da(s) imagem(s) e/ou vídeo(s)https://www.youtube.com/watch?v=RSBHMDUi0cg
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/pandemias-o-que-e-e-como-a-globalizacao-potencializa-o-problema.htm
Saiba Mais | Referências:https://www.youtube.com/watch?v=5lV1aXhQKhg (As maiores pandemias na história da humanidade).
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/04/11/as-epidemias-do-seculo-xxi-menos-mortais-que-as-do-seculo-xx.htm (As epidemias do século 21, menos mortais que as do século 20)
Componente(s) Curricular(res)HISTÓRIA/GEOGRAFIA/PORTUGUÊS/CIÊNCIAS
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0883) Analisar mudanças e permanências associadas a processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.
ProfessoraAMIR APARECIDA DE OLIVEIRA
Instituição Educacional:ESCOLA MUNICIPAL JOÃO VIEIRA DA PAIXÃO ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO
CRE:JARBAS JAYME