Olá! Você já comeu um Omelete? Qual o ingrediente principal que eu uso para fazer? Você já observou que nossa alimentação tem uma origem, isto é, vem de algum lugar? Nesta atividade vamos aprender mais sobre o trajeto percorrido pelo alimento até chegar na nossa mesa e os cuidados com a higiene que devemos ter com o mesmo e as preferências dos animais pelos alimentos.
Atividade 1
Assista ao vídeo: Kika – De Onde Vem o Ovo?
Convide pessoas da sua casa para assistirem com você, ficará bem interessante.
Atividade 2
Agora que você assistiu ao vídeo, De onde vem o ovo? Conte para alguém da sua família:
- De onde vem o ovo?
- Como o ovo foi transportado?
- Quais os cuidados necessários?
- Do que é feito o omelete?
- Além do omelete qual outra forma podemos comer o ovo?
Atividade 3
Assista a história: “O Sanduíche da Maricota”
Autor: Avelino Guedes
Atividade 4
Agora que você assistiu a história, O sanduíche da Maricota, conte para seu responsável o que cada animal gostaria que Maricota colocasse em seu sanduíche.
GALINHA – BODE – GATO – CÃO – ABELHA – MACACO – RATO – RAPOSA
Agora responda oralmente:
- O que a galinha Maricota estava fazendo?
- Qual foi o problema que surgiu?
- Qual a solução encontrada
Atividade 5
Você já fez um sanduíche?
Observe a lista abaixo, leia e copie no seu caderno, apenas os itens que podem fazer parte de um sanduíche:
PRESUNTO
LÁPIS
MANTEIGA
CARNE
REQUEIJÃO
CADERNO
QUEIJO
MILHO
ALFACE
PIRULITO
PÃO
OVO
ESCADA
TOMATE
CENOURA
Agora é a sua vez!!!
Maricota quer saber quais os ingredientes que você gostaria que tivesse no seu sanduíche?
Escreva em seu caderno.
Depois desenhe como ele ficou.
Saiba mais:
Música: A Galinha Maricota
Livro: O Ovo – Ivan e Marcelo
Livro: Chico Bento em – Na Roça é Diferente
Objeto de Conhecimento
√ Identificação de: cenário, personagem central, conflito
gerador, resolução e o ponto de vista de histórias narradas,
foco narrativo.
√ Compreensão em leitura: Situação comunicativa, finalidade
e o tema/assunto do texto.
√ Reconto de textos originais e integrais.
Habilidades
(EF01LP26). Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. (EF12LP04-A/B/C/D). Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, bilhetes, calendários, avisos, convites, receitas, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade.
(EF15LP19-C). Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em registro literário, em situações comunicativas especificas para a contação de histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus.
Proponentes/ Professores: | Isis Aparecida Sales de Souza / Regina de Fátima de Almeida Prado |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Manoel José de Oliveira |
CRE: | Coordenadoria Regional Maria Thomé Neto |