You are currently viewing Terra: Nosso planeta

Terra: Nosso planeta

Olá, tudo bem? Hoje iremos aprender um pouco mais sobre o nosso planeta, a Terra. Estudar sobre seu formato esférico, a presença de água, solo etc.

Atividade 1 

VOCÊ SABIA??

O planeta Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol e um dos oito planetas que formam o Sistema Solar, na galáxia conhecida como Via Láctea.

Para que a vida no planeta Terra seja possível, existem algumas condições necessárias como a presença da atmosfera e de água em estado líquido. Além de uma boa distância do Sol, o que faz com que a Terra seja um lugar quentinho para podermos viver.

Vamos assistir a um vídeo que fala sobre as características da Terra.

Astronomia para crianças- Planeta Terra – Canal: My Little Kids BR – Link: Astronomia para crianças – Planeta Terra

Atividade 2

Vamos assistir o vídeo abaixo e ver como podemos fazer para manter o nosso planeta saudável?

“Planeta Terra e a Humanidade Animação linda | Piano Música Instrumental Sem Direitos Autorais” – Canal: Ohm Heart Music – Link: https://youtu.be/CVzZty1GCic

VAMOS CONVERSAR SOBRE O VÍDEO

O planeta Terra acolheu um personagem no vídeo. Como ele se comportou com a Terra? Quais foram as ações dele? Você agiria de forma diferente? Que ações você teria? Converse em casa e faça um registro no caderno.


Atividade 3

Podemos representar a terra de diversas formas, assista aos vídeos abaixo e entenda como podemos representar a Terra nas diferentes formas e mapas.

“Mapas do Mundo: Mapa Físico e Mapa Político | Vídeos Educativos para Crianças” – Canal:
Aula365 – Brasil – Link: https://youtu.be/zt6mvqaD3TM

“Mapas do Mundo: Mapa Físico e Mapa Político (Parte 2) | Vídeos Educativos para Crianças” – Canal: Aula365 – Brasil – Link: https://youtu.be/zlkRUxOiq2Y

Atividade 4

A sugestão é fazer um pequeno cartaz com uma folha em branco, tesoura sem ponta, cola e revistas ou panfletos e fazer uma colagem com gravuras de como podemos ajudar o planeta Terra a se reconstruir.

BOM TRABALHO!

Saiba Mais | Referências:
Por que o nosso Planeta Terra é azul? https://www.youtube.com/watch?v=JvSOLL9dvt4
A história do nosso planeta: https://www.youtube.com/watch?v=eK2IO1h-fl4
Objeto de ConhecimentoCaracterísticas da Terra: Forma da Terra;Representações do planeta.
HabilidadesEF03CI07 : Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).