Olá, criança! Você já aprendeu calcular adições e subtrações de algumas maneiras, como utilizando objetos e até os dedinhos, certo?
Hoje você vai aprender uma nova forma de realizar atividades de adição e subtração, utilizando a reta numérica.
Vem comigo!
Atividade 1:
Você conhece alguma reta numérica? A reta numérica é uma sequência de números que ficam em uma reta. Uma reta numérica que nós conhecemos bastante é a régua, a régua tem os números em sequência de 1 em 1.
E olha que legal, podemos resolver situações problemas, contas de adição e subtração utilizando a reta numérica. Como estamos trabalhando com os números naturais, em seu caderno desenhe uma reta numérica e represente a sequência de 0 a 10. Lembre-se, inicie do zero e mantenha a distância de um centímetro entre os números. Depois, faça a contagem dos números que aparecem na reta, pare num determinado número e fale qual é o sucessor e o antecessor deste número. Exemplo: número 9 – o antecessor é 8 e o sucessor é o 10.
Atividade 2:
Agora que você sabe o que é uma reta numérica, assista ao vídeo que explica como realizar cálculos de adição e de subtração utilizando a reta:
Atividade 3:
Agora é sua vez! Considerando as discussões anteriores e os vídeos que você assistiu, desenhe outra reta numérica em seu caderno observando o espaçamento de 1 cm de um número para o outro. Escreva os números de 0 a 20.
Em seguida, copie no caderno e responda as questões:
1) Qual é o menor número da reta?
2) Qual é o maior número da reta?
3) Qual número par que vem depois do número 11?
4) Qual número que está entre os números 6 e 8?
5) Qual é o maior número par da reta?
6) Qual é o menor número ímpar da reta?
7) Resolva as operações de soma e subtração utilizando os números existentes na reta numérica.
a- 10 + 7 =
b- 15 – 3 =
c- 9 + 9 =
d- 13 – 3 =
e- 18 – 10 =
Atividade 4:
Desafio! Agora que você já consegue resolver as operações na reta numérica, copie em seu caderno essa situação problema e resolva. Você é capaz!
Pedro queria caminhar pela reta numérica, ele saiu do número 0 e andou até o número 16. A partir daí ele andou mais 9 unidades. Desenhe na reta numérica onde Pedro chegou.
Saiba Mais:
Referências: Assista o vídeo sobre reta numérica da Profª. Viviane Mota do Sistema Farias Brito (SFB). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=YzcWPekM3cE
Aprendendo a fazer adição e subtração na reta numérica:
https://www.youtube.com/watch?v=m9PMApbQEoM&t=35s
Componente curricular | Habilidades |
Matemática | (EF02MA10-A) Representar sequências numéricas em retas numéricas. (EF02MA06-B) Resolver problemas de adição e de subtração, em situações cotidianas, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais, validando os resultados utilizando recursos tecnológicos digitais. (EF02MA06-D) Elaborar problemas de adição e de subtração, coletivamente, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais. Exemplo: elaborar uma pergunta para uma situação problema, elaborar um problema parecido a outro dado ou uma nova pergunta para esse problema, modificando o texto ou reescrevendo-o. |
Proponentes/Professores: Lívia de Souza Lima Santos e Sandra Oliveira Santos
Instituição Educacional: Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig
CRE: Brasil Di Ramos Caiado